Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58825

TítuloCriação de uma marca para produtos de Design Social
Autor(es)Gama, Catherine da Silva
Orientador(es)Broega, A. C.
Trigueiros, Paula
Palavras-chaveBranding
Identidade visual
Design
Marca social
MARIA DE HOJE
Social brand
Visual identity
Data2017
Resumo(s)A presente dissertação teve como principal foco a criação de uma Marca Social, baseada na identidade local e histórica da região, da Póvoa de Lanhoso. Com este intuito, desenvolveu- se um estudo, sobre a localidade a nível histórico e cultural, nomeadamente sobre a temática Ma ia da Fo te uma personagem feminina muito popular no local. Esta observação foi o ponto de partida para a inspiração da comunicação visual da futura marca intitulada por MARIA DE HOJE . Esta para além de transmitir os valores culturais da região, também pretende aliar valores como afirmação e a luta de igualdade da mulher de hoje em dia. Para o desenvolvimento e consolidação da parte teórica desta dissertação, foi imperativo compreender os conceitos inerentes à marca/branding, nomeadamente a sua origem e entender o impacto que esta tem na sociedade atual. Depois da análise de todos os aspetos relacionados com a marca desenvolveu-se a identidade da marca, incluindo o seu manual da identidade. De modo a fortalecer e a validar este estudo, foi desenvolvido um inquérito com o intuito de compreender atitude do público- alvo face à identidade visual da nova marca como também perceber se a sua identidade se enquadra no mercado que se pretende inserir.
The present dissertation aims the creation of a Social Brand based on the local and historical identity of Póvoa de Lanhoso region. For this purpose, a historical and cultural study was developed about this region, where Maria da Fonte, a well-known female personality of this place is the main issue. This observation was the bottom line for the visual communication inspiration of the future brand, titled "MARIA DE HOJE". Besides transmitting the cultural values of the region, it also intends to combine values as the claim of women's role today. For the development and consolidation of the theoretical component of this dissertation, it was imperative to understand the concepts related of the branding as its origin and also to understand the current impact of it on society. After analyzing all the aspects related to the brand, the brand identity was produced, including its Manual of identity. In order to consolidate and validate this study, a survey was developed, with the aim of understand the target public attitude against the new brand's visual identity and to analyze if its identity fits into the market that it is intended to enter.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58825
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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