Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58904

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDomingues, Ivopor
dc.contributor.authorDelgado, Ana Raquel Ferreirapor
dc.date.accessioned2019-02-04T15:19:24Z-
dc.date.available2019-02-04T15:19:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58904-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Sociologia (área de especialização em Organizações e Trabalho)por
dc.description.abstractA gestão de recursos humanos busca a valorização do capital humano organizacional e a melhoria contínua dos seus resultados. As suas práticas permitem o alcance de serviços de excelência que primam pela qualidade. A gestão da qualidade resulta da procura de resultados excelentes alcançados à primeira. Estes devem estar alinhados com os objetivos institucionais, com a satisfação dos clientes e investidores e com processos de melhoria contínua. A sua relação é pois simbiótica. A gestão de recursos humanos permite a melhoria dos resultados e, consequentemente, da qualidade dos serviços prestados. A gestão da qualidade implica o alinhamento de estratégias que conduzam a uma melhor gestão do capital humano, permitindo a sua valorização e controlo. O presente relatório expressa uma estratégia da reflexão orientada para a análise de diversas tarefas, decorrentes do estágio realizado na empresa Quality Alive, sob orientação da Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Para tal foi realizada observação direta e participante, bem como a revisão de literatura. Esta opção recaiu sobre a possibilidade de se estabelecer uma análise sociológica compreensiva e explicativa sobre os fenómenos vivenciados, quer aquando das tarefas realizadas na instituição acolhedora, quer aquando das mesmas nas instituições clientes.por
dc.description.abstractHuman resources management seeks to enhance human organizational capital and to continually improve its results. Its practices allow the achievement of excellence services, which excel in quality. Quality management practices, pursuit excellent results at the first time, eliminating processual mistakes. These practices should be aligned with institutional objectives, with the satisfaction of clients and investors and with continuous improvement processes. The relationship is symbiotic. Human resources management allows the improvement of the results and, consequently, the quality of the services provided. Quality management implies the alignment of strategies that lead to a better management of human capital, allowing its valorisation and control. Thus, both receive benefits in equal measure. This report expresses a reflection strategy oriented to the analysis of various tasks, arising from the internship at Quality Alive, under the orientation of Dra. Raquel Cristina Esteves De Araújo. Direct and participant observation was carried out, as well as literature review. This option was based on the possibility of establishing a comprehensive and explanatory sociological analysis on the phenomena experienced, both during the tasks performed at the welcoming institution and at their clients.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectSistema de gestão da qualidadepor
dc.subjectHuman resources managementpor
dc.subjectQuality managementpor
dc.subjectContinuous improvementpor
dc.subjectQuality management systempor
dc.titleA relação entre a gestão de recursos humanos e a gestão da qualidadepor
dc.title.alternativeThe relationship between human resources management and quality managementpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202162680por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9_DissertacaoCorrigida_PG32205_AnaRaquelDelgado.pdf2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID