Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59077

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Fernando Ilídiopor
dc.date.accessioned2019-02-14T15:25:13Z-
dc.date.available2019-02-14T15:25:13Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn1413-2478por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59077-
dc.description.abstractNo contexto das reformas educativas iniciadas em Portugal nos anos de 1980, a formação contínua de professores teve forte incremento, associado a financiamentos avultados da União Européia e a uma lógica de oferta e procura induzida por um enquadramento legal que estabeleceu uma ligação entre a formação e a progressão na carreira. Neste artigo, defende-se que esse incremento não teve equivalente na transformação das concepções e práticas de formação, gerando até lógicas contrárias aos princípios participativos e emancipatórios da educação de adultos. A formação desenvolveu-se predominantemente à imagem do modelo formal e académico da escolarização e com influências de políticas de racionalização das reformas educativas. Nas primeiras secções do artigo, abordam-se essas lógicas, salientando-se seus efeitos nas subjectividades dos professores. Em seguida, abordam-se concepções alternativas, considerando a formação contínua numa perspectiva de educação de adultos e pressupondo, assim, outro tipo de relação dos professores com a formação.por
dc.description.abstractIn the context of the educational reforms initiated in Portugal in the 1980s, the in-service training of teachers experienced a significant increase, associated both with strong financial backing from the European Union and a logic of supply and demand induced by a legal framework which established a link between training and career progression. This article defends the position that this increase found no equivalence in the transformation of conceptions and practices of training, and even generated an opposing logic to the participatory and emancipatory principles of adult education. Teacher training has predominantly developed as a reflection of the formal and academic model of schooling and influenced by policies of rationalization of educational reforms. In the first sections of this article, the effects of these logics on teacher subjectivities are analysed. Later, alternative conceptions of training are dealt with, considering in-service teacher training in a perspective of adult education and presupposing, in this way, a different relationship between teachers and training.por
dc.description.abstractEn el contexto de las reformas educativas iniciadas en Portugal en los años de 1980, la formación continua de profesores tuvo un fuerte incremento, asociado a financiamientos de gran porte de la Unión Europea y a una lógica de oferta y procura inducida por un encuadramiento legal que estableció una unión entre la formación y la progresión en la carrera. En este artículo, se defiende que ese incremento no tuvo equivalente en la transformación de las concepciones y prácticas de formación, generando lógicas hasta contrarias a los principios participativos y de emancipación de la educación de adultos. La formación se desarrolló predominantemente a la imagen del modelo formal y académico de la escolarización y con influencias de políticas de racionalización de las reformas educativas. En las primeras secciones del artículo, se abordan esas lógicas, acentuándose sus defectos en las subjetividades de los profesores. En seguida, se abordan concepciones alternativas, considerando la formación continua en una perspectiva de educación de adultos y previendo, así, otro tipo de relación de los profesores con la formación.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectreformas educativaspor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectsubjectividadespor
dc.subjecteducational reformspor
dc.subjectteacher trainingpor
dc.subjectsubjectivitiespor
dc.subjectreformas educativaspor
dc.subjectformación de profesorespor
dc.subjectsubjetividadespor
dc.titleReformas educativas, formação e subjectividades dos professorespor
dc.title.alternativeEducational reforms, training and teacher subjectivitiespor
dc.title.alternativeReformas educativas, formación y subjetividades de los profesorespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationIssue38por
oaire.citationVolume13por
dc.identifier.eissn1809-449X-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782008000200004-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Brasileira de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
04.pdf172,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID