Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59201

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Maria de Fátima Cerqueira Martinspor
dc.contributor.authorOliveira, Ana Catarina Ferreira depor
dc.date.accessioned2019-02-22T09:37:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59201-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório apresenta projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O projeto tem como título: “A dinamização da área da biblioteca e a promoção da linguagem oral”. A intervenção pedagógica visou apetrechar e melhorar a área da biblioteca e promover experiências de aprendizagem no domínio da linguagem e comunicação. Em ambos os contextos, a leitura e exploração de histórias foi uma estratégia de intervenção privilegiada. A metodologia de implementação do projeto inspirou-se na investigação-acção e a metodologia pedagógica de ambos os contextos teve como base o modelo curricular High/Scope. As estratégias de recolha de dados centraram-se em notas de observação, gravações, fotografia e nos trabalhos realizados pelas crianças. Ao longo do projeto, as atividades desenvolvidas abrangeram várias áreas de conteúdo. As crianças revelaram interesse, envolvimento, iniciativa e tomada de decisão. Envolveram-se em situações diversificadas de resolução de problemas, de linguagem e comunicação, evidenciaram um crescente interesse pela leitura e exploração de histórias.por
dc.description.abstractThe following report presents the intervention project within the area of Supervisioned Teaching Practice of the Masters Degree in Preschool Education of the Institute of Education of University Of Minho. Its title is “The dynamization of the library area and the promotion of oral language”. The pedagogical intervention aimed to equip and improve the library area and to promote learning experiences within the communication and language areas. Reading stories and dialoguing were the main strategies developed in both contexts. The project implementation methodology was inspired in action research and the pedagogical methodology on both contexts had as base the High/Scope curricular model. The strategies of data gathering were focused on notes taken from observation, recording, photographing and children’s works. Throughout the project, the activities developed covered several content areas. The children showed interest, involvement, initiative and decision making. They were involved in diverse situations of problem solving, of language and communication evidenced a growing interest in reading and exploring stories.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectÁrea da bibliotecapor
dc.subjectLinguagem oralpor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectJardim-de-infânciapor
dc.subjectLibrary areapor
dc.subjectLanguagepor
dc.subjectNurserypor
dc.subjectKindergartenpor
dc.titleA dinamização da área da biblioteca e a promoção da linguagem oralpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202168700por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Ferreira de Oliveira.pdf
Acesso restrito!
4,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID