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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Sérgiopor
dc.contributor.authorPereira, Beatrizpor
dc.contributor.authorMatos, Ana Paula Rodriguespor
dc.contributor.authorCunha, Joaquim Octáviopor
dc.contributor.authorCosta, Lourivalpor
dc.contributor.authorSilva, Anapor
dc.date.accessioned2019-03-06T15:47:30Z-
dc.date.available2019-03-06T15:47:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSouza, S., Pereira, B., Matos, A., Cunha, J., Costa, L., Silva, A. (2018). Modos de Deslocamento para a Escola em Crianças de Escolas do Meio Rural e Urbano, In J. Petrica, J. Serrano, A. Faustino, P. Mendes Motricidade infantil: abordagens académicas de investigação (pp.153-165), Câmara Municipal de Idanha-a-Nova: Castelo Branco.por
dc.identifier.isbn978-989-8936-07-3por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59353-
dc.description.abstractJá são reconhecidos os benefícios da prática de atividade física para a promoção da saúde e qualidade de vida. Contudo, estudos têm evidenciado a prevalência de um comportamento sedentário em crianças, revelando uma realidade preocupante ao nível de saúde pública mundial. O transporte ativo (pé/bicicleta) no trajeto casa-escola pode potencializar o nível diário de atividade física recomendado pela Word Health Organization (WHO) – 60 min e, promover comportamentos ativos e saudáveis na rotina de vida das crianças. Este estudo objetivou descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola em contextos rural/urbano e identificar as principais limitações ao transporte ativo. Participaram 268 alunos do 2º ciclo (EB) de duas escolas do Distrito de Braga, sendo uma urbana (148 alunos) e uma rural (120 alunos). Os resultados demonstraram que 84,3% das crianças se deslocam de forma passiva, sendo o automóvel o meio mais utilizado (48,3%) e por último o deslocamento a pé (15,7%). As crianças que estudam no meio urbano se deslocam mais de forma ativa (22,2%) em detrimento do meio rural (7,7%), evidenciando-se associação significativa. As principais limitações foram a distância, insegurança no trânsito/violência e falta de infra-estrutura adequada favorável ao deslocamento ativo (passeios, ciclovias, etc.).por
dc.description.abstractThe benefits of physical activity in the health and quality of life promotion are already recognized. However, studies have shown the prevalence of sedentary behavior in children, revealing a disturbing reality in terms of global public health. The active transportation (walking / cycling) on the path between home and school can enhance the daily level of physical activity recommended by the Word Health Organization (WHO) - 60 min and promote active and healthy behaviors in the children’s routines. The aims of this research was to describe children’s forms of displacement during the school commute in rural / urban contexts and identify the main limitations to active transportation. Participated in this study 268 students of the 5th / 6th grade, from two schools in Braga, one urban (148 students) and one rural (120 students). The results showed that 84.3% do not use the active transportations, being the car the most used displacement form (48.3%) and in last the walking (15.7%). Children studying in urban areas move more actively (22.2%) compared to the rural areas (7.7%), showing a significant association. The main limitations were the distance, insecurity in traffic / violence and lack of adequate infrastructure. Present a summary of the article to a maximum of 200 words. The summary should be presented in a single paragraph and should state the aims, methods, main results and conclusions. The abstract should be presented as concisely and explicitly as possible.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCâmara Municipal de Idanha-a-Novapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransporte Ativopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectRuralpor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectUrbanopor
dc.titleModos de deslocamento para a escola em crianças de escolas do meio rural e urbanopor
dc.title.alternativeDisplacement modes to school in children from urban and rural schoolspor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage153por
oaire.citationEndPage165por
oaire.citationIssue1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
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