Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59502

TítuloCaracterização da consciência fonológica e rastreio de dificuldades de linguagem em alunos do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório no distrito de Braga
Autor(es)Batista, Elisabete Maria Dias
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveConsciência fonológica
Dificuldades de linguagem
Avaliação
Rastreio
Ensino básico
Phonological awareness
Language difficulties
Assessment
Screening
Basic education
Data2018
Resumo(s)À entrada para o 1º Ciclo, na fase inicial da sua escolarização, quando expostos ao método formal de leitura e da escrita, muitas crianças continuam a revelar dificuldades no seu desempenho linguístico, sendo por isso, de extrema importância uma avaliação da consciência fonológica de forma a que seja implementada uma intervenção adequada às suas necessidades. Neste âmbito, este estudo exploratório teve como finalidade caracterizar o desempenho ao nível da consciência fonológica e despistar as dificuldades de linguagem em alunos do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os instrumentos utilizados neste estudo foram: a Prova de Avaliação da Consciência Fonológica-PACOF e a Escala de Comunicação para a Idade Escolar-Versão para Professores (ECIE) desenvolvida para este estudo. A ECIE tem três dimensões: Comunicação Funcional (CF), Comunicação Social (CS) e Comunicação Académica (CA) com oito itens cada uma. A amostra envolveu 135 crianças (66 do género feminino e 69 do género masculino). Os resultados deste estudo indicam que: a) em idade escolar, 25% das crianças apresentam resultados abaixo do expectável nas subescalas da consciência fonológica e no total da PACOF, b) os resultados inferiores dispersos pelas três subescalas revelam que nem a consciência silábica, intrassilábica ou fonémica estão completamente adquiridas, c) 25% dos alunos encontram-se num ponto de risco de desenvolverem dificuldades de linguagem, d) existem diferenças estatisticamente significativas nas variáveis idade, habilitações académicas do pai, ano de escolaridade e classificações de português em relação ao total da PACOF. Relativamente à ECIE, verificou-se que: a) na dimensão da comunicação funcional, os professores assinalaram comportamentos frequentes e sempre que são solicitados acima dos 57%, b) na dimensão CS, existem dois itens com percentagens abaixo dos 50% e que não são assinalados pelos professores como sendo observados em contexto de sala de aula, c) na dimensão (CA) existem cinco itens com percentagens abaixo dos 50%, e d) os itens da escala ECIE possuem uma boa medida de consistência interna, com o Alpha de Cronbach de .979 pelo que se pode considerar que o instrumento é válido para o despiste de possíveis dificuldades de linguagem em idade escolar. Este estudo mostra que a implementação de um rastreio inicial em cada ano letivo de forma serviria o objetivo de despistar alunos com possíveis dificuldades ao nível da consciência fonológica e outras competências linguísticas.
At the beginning of the elementary school, in the early stage of their education, when exposed to reading and writing, many children continue to reveal difficulties in their linguistic performance, being therefore of great importance an assessment of the phonological awareness in order to implement an adequate intervention to their needs. In this context, this exploratory study had the purpose to characterize the performance of the Phonological Awareness and to contribute for a screening of language difficulties in students of the 1st and 2nd year of elementary school. The instruments used in this study were: the Phonological Awareness Assessment Test (Cadime, Meira, & Viana, 2004) and the Communication Checklist for School Age- Teachers Version (CCSA) (Batista & Cruz-Santos, 2017) developed for this study. The CCSA has three dimensions: Functional Communication (FC), Social Communication (SC) and Academic Communication (AC) with eight items each. The sample included 135 children (66 of the female gender and 69 of the male gender). The results of this study showed that: a) at school age, 25% of the children results are below-expected in the phonological awareness subscales and in the total of the test, b) lower scores distributed by the three subscales reveal that neither the syllabic, intrasyllabic or phonemic awareness are completely acquired, c) 25% of the students are at risk of developing language disorders, d) there are statistically significant differences at age, academic qualifications of the father, school year and grade in Portuguese in relation to the total of PACOF. Regarding the CCSA, we conclude that: a) in the dimension of FC, teachers indicated frequent behaviours and whenever they are requested above 57%, b) in the SC dimension, there are two items with percentages below 50% and that are not indicated by the teachers as being observed in the classroom context, c) in dimension CA there are five items with percentages below 50%, and d) the items on the CCSA checklist have a good measure of internal consistency, with the Cronbach Alpha of .979., so it can be considered an instrument valid for screening risk for language difficulties at school age. This study shows that the implementation of an initial screening in each school year would serve the purpose of screening students at risk in terms of phonological awareness and other language skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59502
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elisabete Maria Dias Batista.pdf
Acesso restrito!
2,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID