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https://hdl.handle.net/1822/59606
Título: | A formação como estratégia de inclusão social?: um estudo sobre a avaliação da formação de desempregados de longa duração |
Outro(s) título(s): | Training as social inclusion strategy?: a study about training evaluation of long term unemployed |
Autor(es): | Magalhães, Sara Filipa Abreu |
Orientador(es): | Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
Palavras-chave: | Formação Gestão da formação Avaliação Training Training management Evaluation |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A formação hoje em dia é vista como uma mais-valia para a sociedade, atualiza os
conhecimentos e ajuda o seu público-alvo a estar em constante mutação e atualização com a
sociedade. Esta é também uma mais-valia para o desenvolvimento humano, pois dota o
indivíduo de valores, conhecimentos e competências cívicas, profissionais.
No âmbito da União Europeia e do Estado Português surge o Programa operacional
inclusão social e emprego (POISE) que visa ajudar (profissionalmente e pessoalmente) os
indivíduos a estarem mais incluídos na sociedade, sendo um dos seus públicos alvo
desempregados de longa duração. Assim, este estágio foca-se em duas formações modulares
para desempregados de longa duração, onde foi possível perceber uma resistência às
formações, tendo sido necessário desmistificar esta resistência.
No decorrer do estágio e depois de várias análises foi possível perceber a
inadequabilidade da avaliação da formação. Introduzimos então uma metodologia de avaliação
que se enquadrava à população-alvo a analisar para obter novas perspetivas e respostas sobre a
resistência à formação. Através do focus group realizou-se uma avaliação intermédia e avaliação
da satisfação das duas formações modulares. Conclui-se que a formação teve mais impacto nos
indivíduos a nível psicológico ajudando-os a sentirem-se mais integrados na sociedade e com
mais autoestima. Ao nível do mercado de trabalho o mesmo não foi sentido, pois os formandos
referiam que as formações não os preparavam para o mundo do trabalho. Society sees training as essential for improving knowledge and to aid target audience to be in constant improvement towards one another. It gives added value to human development since it endows the individual with values, knowledge and professional and civic competences. In the scope of European Union and the Portuguese Republic appears the, POISE, Operational Program for employment and social inclusion that aims to aid personally and professionally individuals, especially the long-term unemployed, to be more included in society. Therefore, this internship focused on two modular training sessions for long-term unemployed, during which, it was possible to notice resistance to training by the trainees, with extra work being needed to unravel this resistance. During the internship and after several analysis was possible to understand that the evaluation method applied during training was not the proper one. As consequence, we introduced a new methodology that were more suitable to the target audience, and that enabled us to understand and to obtain answers for the resistance found to training. Through the methodology (focus group) it was possible to realize an intermediate and a satisfaction evaluation of the two modular training sessions. After analysis, we concluded that the sessions had greater impact in the individuals at psychological levels by improving their self-esteem and helping them to be more integrated in the society. On the other hand, the individuals felt that the training didn’t prepared them to labour market, as they referred several times. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho, Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59606 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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