Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59717

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.contributor.authorRamos, Vinicius Gois da Silvapor
dc.date.accessioned2019-03-27T16:45:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/59717-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)por
dc.description.abstractO presente trabalho resulta de um projeto de investigação-ação realizado no âmbito do Estágio Académico do 2º ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, o qual tem como finalidade promover a interculturalidade na cidade de Braga, mobilizando os recursos disponíveis através da mediação intercultural. Através de uma metodologia de investigação-ação, assente no paradigma sócio crítico este projeto tem como objetivos de investigação compreender as potencialidades da mediação para a promoção da interculturalidade e analisar novas formas de potenciar a inclusão dos migrantes na cidade de Braga. Os principais objetivos de intervenção são promover o diálogo intercultural e favorecer o (re)conhecimento das diversas culturas no Município de Braga. Para a concretização destes objetivos implementamos a Biblioteca Humana em diferentes contextos: numa Biblioteca Pública da cidade, com jovens e adultos, numa Escola Secundária com estudantes do 9º e 12ºanos e na Feira do Livro de Braga. A Biblioteca Humana é um método de aproximação dos contadores de histórias com os seus Leitores-Ouvintes, com a intenção de criar um diálogo e uma interação entre os mesmos. Os Livros-Humanos contam suas histórias e experiências de vida, potenciando o respeito pelos direitos humanos e estimulando a compreensão e o reconhecimento mútuo. Os resultados revelam ser uma estratégia importante para o conhecimento e reconhecimento intercultural mútuo e para a valorização humana, particularmente revelador junto dos Leitores-Ouvintes jovens e adultos e dos Livros-Humanos.por
dc.description.abstractThis work is the result of an action-research project carried out within the scope of the second year Academic Internship of the Master in Education, specialized in Educational Mediation and Training Supervision, which aims to promote interculturality in the city of Braga, mobilizing the resources available through intercultural mediation. Through an action-research methodology, based on the socio- critical paradigm, this project aims to understand the potential of mediation for the promotion of interculturality and to analyze new ways of promoting the inclusion of migrants in the city of Braga. The main objectives of this intervention are to promote intercultural dialogue and to promote the acknowledgement of the different cultures in the Municipality of Braga. In order to achieve these objectives we implemented the Human Library in different contexts: a Public Library in the city, with young people and adults, a Secondary School with students from the 9th and 12th grades and the Book Fair in Braga. The Human Library is a method of approaching storytellers alongside their Reader-Listeners with the intention of creating dialogue and interaction between them. Human-Books tell their stories and life experiences, enhancing respect for human rights and stimulating understanding and mutual recognition. The results reveal to be an important strategy for mutual intercultural knowledge and acknowledgement and for human appreciation, particularly revealing among young and adult Reader- Listeners and Human-Books.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectBiblioteca humanapor
dc.subjectMediação interculturalpor
dc.subjectDesenvolvimento humanopor
dc.subjectReconhecimento mútuopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectHuman librarypor
dc.subjectIntercultura mediationpor
dc.subjectHuman developmentpor
dc.subjectMutual acknowledgementpor
dc.subjectInclusionpor
dc.titleA mediação intercultural na inclusão, desenvolvimento e reconhecimento dos imigrantes no concelho de Bragapor
dc.title.alternativeThe intercultural mediation in the inclusion, development and acknowledgement of imigrants in the city of Bragapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid2021841161por
dc.identifier.tid202184161-
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vinicius Gois da Silva Ramos.pdf
Acesso restrito!
Relatório de estágio15,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID