Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59719

TítuloPercursos de conscientização em contexto de bairro social: um projeto de intervenção com crianças e jovens
Outro(s) título(s)Conscientization pathways in a social neighborhood context: a intervention project with children and youth
Autor(es)Mota, Inês Saavedra Almeida Barros
Orientador(es)Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveEducação permanente
Bairro social
Crianças e jovens
Arte
STEM
Permanent education
Social neighborhood
Children and youth
Art
Data2018
Resumo(s)O projeto, que a seguir se apresenta, foi implementado num bairro social com crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis. Este público debate-se diariamente com problemáticas associadas à exclusão social, como: comportamentos conflituosos; insucesso, absentismo e abandono escolar. Para combater a exclusão social e sua reprodução, é importante atuar numa lógica de prevenção. Neste sentido, o presente projeto procurou capacitar este público para a participação genuína, o empoderamento individual e comunitário e o desenvolvimento sustentável. Estes objetivos visaram a construção de processos de conscientização, baseados na cooperação para um mundo mais justo. Com vista a desenvolver os objetivos e finalidade acima mencionados, foram desenhadas quatro oficinas, designadamente: “Brincar com Ciência”, “Expressão Artística”, “Jogos” e “Consciência de si e do mundo”, que chegaram até 37 crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos de idade. Esta diversidade de atividades permitiu ir de encontro aos diferentes interesses do público. Embora, se considere que se ficou aquém da finalidade deste projeto (a conscientização), foram lançadas as bases para a mesma: expressão de opiniões, iniciativa, responsabilidade, compromisso, relações positivas, confiança, autonomia, autoestima, controlo de emoções, criatividade, reflexão crítica, respeito da diversidade, consumo responsável. Só com a continuidade de intervenções a este nível se poderá, eventualmente, promover, no futuro, percursos de conscientização.
The project, which is presented below, was implemented in a social neighborhood with children and youth from vulnerable socioeconomic backgrounds. This public is daily confronted with problems associated with social exclusion, such as: conflicting behaviors; failure, absenteeism and dropping out of school. In order to combat social exclusion and its reproduction, it is important to act on a prevention logic. In this sense, the present project has sought to enable this public for genuine participation, individual and community empowerment, and sustainable development. These objectives were aimed at building conscientization processes, based on cooperation for a fairer world. In order to develop the objectives and purpose mentioned above, four workshops were designed, namely: “Playing with Science”, “Artistic Expression”, “Games” and “Self-awareness and awareness of the world”, reaching up to 37 children and young people among the 6 and the 17 years of age. This diversity of activities allowed to meet the different interests of the public. Although it is considered that the purpose of the project (conscientization) has not been achieved, the foundations for this have been developed: expression of opinions, initiative, responsibility, commitment, positive relations, confidence, autonomy, self-esteem, control of emotions, creativity, critical reflection, respect for diversity, responsible consumption. Only with the continuation of interventions at this level will it be possible, eventually, to promote conscientization pathways in the future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59719
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ines Saavedra Almeida Barros Mota.pdfDissertação de Mestrado4,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID