Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/59815
Título: | A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara |
Autor(es): | Afonso, Inês Carolina Ramos |
Orientador(es): | Matos, Vítor Hugo Ferreira de |
Palavras-chave: | Postura corporal Problemas físicos Clarinete Body posture Physical problems Clarinet |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio descreve a investigação feita através do projeto pedagógico
de intervenção supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na
Universidade do Minho, Braga no ano de 2017/2018.
A investigação foi realizada no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga e
teve como fundamento a observação da postura dos alunos, no decorrer das aulas práticas
individuais e de conjunto através do estudo dos aspetos posturais de cada um com o objetivo de
encontrar soluções para a obtenção de uma postura correta desde o início do estudo do
instrumento. As conclusões a que se pretende chegar tem como finalidade a prevenção de futuras
lesões.
Para mim, enquanto investigadora deste tema, o objetivo principal foi mostrar aos alunos
de instrumento que nós, músicos, podemos ser comparados a atletas de alta competição e como
tal devemos ter uma preparação semelhante para as nossas práticas instrumentais, através da
realização de exercícios de aquecimento/alongamento e relaxamento antes e após as práticas do
instrumento.
As metodologias da investigação basearam-se na recolha de bibliografia, recolha de dados
através de fotografias e vídeos das aulas, que mais tarde foram analisados por uma especialista
da área da saúde, e na entrega de inquéritos autoadministrados com perguntas fundamentais para
o estudo.
A informação obtida foi essencial para ter uma melhor visão sobre o tema, percebendo
que existe uma grande lacuna no processo de ensino aprendizagem no que diz respeito ao
funcionamento do nosso corpo e na consciencialização de futuras lesões.
Contudo, depois do projeto de intervenção, os alunos refletiram sobre o assunto e alguns
deles adotaram, para o seu quotidiano, a realização dos exercícios apresentados durante o projeto
de intervenção. This internship report describes the research done through the supervised pedagogical project of intervention, developed during the Master Degree in Music Teaching in Universidade do Minho, Braga in the school year of 2017/2018. The research was done in Conservatório de Música Calouste Gulbenkian in Braga, and it was based on the observation of the students’ body posture during classes, on the studies of each student’s postural aspects, and also, on finding solutions to achieve a correct posture since the beginning of the instrument study to prevent injuries in the future. Personally the main aim was to the students understand that we, musicians, are like top level athletes and should prepare ourselves for our instrumental practice through warm-up, stretching and relaxation exercises before and after the instrument practice. The methodologies of the research were based on bibliographic survey, data capture through pictures and videos of the lessons, which were analysed by an expert in health matters, and on the presentation of self-administered surveys with fundamental questions for this study. The resultant information was essential to have a better vision about the topic, observing that there is an enormous deficiency in the teaching learning process concerning our body functioning and awareness of future injuries. However, after the intervention project, the students pondered the issue and some of them adopted the execution of the exercises presented during the project as a daily habit. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/59815 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inês Carolina Ramos Afonso.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |