Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60080

TítuloPolíticas de inclusão escolar no Brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular
Autor(es)Pereira, Cléia Demétrio
Lunardi-Mendes, Geovana Mendonça
Pacheco, José Augusto
Data2018
RevistaRevista Teias
CitaçãoPereira, C.D., Lunardi-Mendes, G.M., Pacheco, J.A. (2018). Políticas de inclusão escolar no brasil e em Portugal: desafios para a justiça curricular. Revista Teias, 19 (55): 36-53.
Resumo(s)Políticas de inclusão escolar têm sido disseminadas pela internacionalização das políticas educacionais. Este texto analisa documentos políticos de inclusão escolar que regulamentam a escolarização de alunos com deficiência da educação básica como garantia de justiça curricular. Utilizou-se documentos oficiais delimitados entre 2008 e 2016 do Brasil e de Portugal. Conclui-se que ambos os países seguem recomendações internacionais, mas as decisões locais se diferenciam na definição curricular das medidas educativas e se assemelham na definição do público restrito à educação especial. Verifica-se que os conhecimentos escolares não fazem parte das discussões dos textos políticos analisados, consequentemente, não estão ao alcance de todos e a garantia de justiça curricular fica comprometida.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60080
DOI10.12957/teias.2018.37597
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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