Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60324
Título: | Levar a música à creche: a importância de vivências musicais |
Autor(es): | Pinto, Ana Pacheco, António |
Palavras-chave: | Música Infância Creche Aculturação Musical |
Data: | 2019 |
Citação: | Pinto, A., e Pacheco, A. (2019). Levar a Música à Creche: a Importância de Vivências Musicais. IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos. Livro de Atas: Lousada: Conservatório do Vale do Sousa. |
Resumo(s): | O presente artigo resulta do trabalho de Estágio, realizado no contexto de Creche, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretendeu dar a conhecer a implementação realizada durante o Projeto de Intervenção intitulado Levar a música à Creche: a importância de vivências musicais. O Projeto de Intervenção pretendeu investir na aculturação musical das crianças, através de propostas lúdicas que assumiram como principais objetivos: permitir o usufruto musical; potenciar atividades musicais diversificadas; promover o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; promover a aprendizagem ativa através da música; e compreender o potencial da música na infância. O trabalho desenvolvido teve por base uma aposta na observação e reflexão como formas de resolver problemas e adequar práticas; a metodologia de investigação utilizada foi uma aproximação à Investigação-Ação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram, para além da necessária observação, as notas de campo, o registo fotográfico e a Escala de Envolvimento da Criança: Manual – Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (DQP). Os objetivos propostos para este trabalho foram cumpridos com sucesso, já que os momentos de intervenção se revelaram de investimento na aculturação musical do grupo, criando oportunidades para explorar e usufruir das diversas atividades, de modo a construir conhecimento de forma ativa. As crianças participaram com empenho, dedicação e mostraram-se muito interessadas pelas propostas apresentadas, revelando progressos nas suas aprendizagens, tornando-se mais autónomas e desenvolvendo o sentido de convivência em grupo. A aposta na aculturação musical das crianças desde tenra idade representa, neste sentido, um investimento na educação holística da criança e contribui em grande medida para o estabelecimento de atitudes positivas perante a música. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60324 |
ISBN: | 978-989-98993-7-7 |
Versão da editora: | https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbmNvbnRyb211c2ljYXZhbGVkb3NvdXNhfGd4OjM2YjkyOGU2ODQ4OGY2ZWE |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Levar a música à Creche.pdf | 352,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons