Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60352

TítuloDesenvolvimento dos talentos na infância: Discursos das crianças, das famílias e dos educadores
Outro(s) título(s)Talent development in childhood: Discourses of children, families and educators
Autor(es)Machado, Andrezza Belota Lopes
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Freitas, Soraia Napoleão
Palavras-chaveSobredotação
Excelência
Desenvolvimento do Talento
Inteligência
Educação Inclusiva
Giftedness
Excellence
Talent Development
Intelligence
Inclusive Education
Data25-Fev-2019
Resumo(s)O presente estudo se propõe investigar os percursos para o desenvolvimento dos talentos na infância, considerando essencialmente as percepções da criança, enquanto autora da sua própria história; seus pais ou responsáveis e seus professores ou tutores, enquanto agentes fundamentais no suporte dos processos conducentes à expressão de excelência dos talentos. Historicamente a humanidade demonstra interesse na expressão extraordinária dos talentos humanos, seja por proporcionar contribuições significativas à evolução da sociedade, ou por representar um desafio para as ciências humanas e sociais a compreensão de como ocorrem as altas capacidades ou o desempenho superior de alguns indivíduos. Sendo assim, analisamos os percursos de desenvolvimento dos talentos e dos desempenhos de excelência de 9 crianças e adolescentes, nas áreas acadêmica, artística e desporto, para os quais foi necessário ouvir, além das crianças, um representante da família e os educadores que fazem partem dos contextos de suporte ao seu desenvolvimento. O estudo tomou os seguintes objetivos específicos: (i) Analisar os percursos conducentes ao desenvolvimento do talento e da excelência na infância, na concepção da criança, dos pais ou responsáveis e dos educadores/técnicos; (ii) Reconhecer o papel das variáveis pessoais e dos contextos que convergiram para explicar o percurso de expressão da excelência do talento das crianças nas áreas acadêmicas, artísticas e do desporto; (iii) Avaliar se as crianças que apresentam desempenho de excelência na expressão do seu talento, seja na área acadêmica, artística ou do desporto, têm indicadores de sobredotação; e, (iv) Refletir sobre o papel do reconhecimento/identificação do talento dos sujeitos para a criação das oportunidades para o desenvolvimentos dos talentos a um nível de excelência. Para seu alcance, optamos pelo estudo de caso, numa perspectiva sociohistórica e qualitativa. Realizamos 29 entrevistas, distribuídas por 3 grupos: A – 9 crianças; B – 9 pais; e, C – 11 Educadores e Técnicos. A par de uma entrevista semiestruturada com todos os grupos, outros instrumentos foram específicos para cada grupo: Grupo A: Questionário de Autonomeação e Nomeação pelos colegas e, Questionário para Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – Alunos (QIIAHSD - A); Grupo B - Questionário para Identificação de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – Responsáveis (QIIAHSD - R); e, Grupo C - Lista de Verificação de Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (LIVIAHSD), Questionário para Identificação de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – Professores (QIIAHSD-Pr). Os resultados obtidos, à luz da triangulação e análise dos dados coletados com todos os sujeitos participantes do estudo, apontam que todas as crianças e adolescentes sinalizados para o estudo apresentam características de sobredotação, além de que todas as crianças das áreas artísticas e do desporto apresentaram também excelência acadêmica, e as crianças e jovens na área acadêmica também se destacam na área artística. As informações quanto a outras áreas de talento das crianças, distintas às áreas para as quais foram indicadas para o estudo, se destacaram nas vozes das mães e/ou dos educadores. Os dados sugerem a necessidade de repensar o currículo das escolas brasileiras pois não promove a flexibilização necessária para se atender às necessidades educativas especiais dos alunos com altas capacidades, gerando vivências de exclusão, discriminação, tédio e subdesempenho, em contramão de uma educação na perspectiva inclusiva.
The present study proposes to investigate the paths for the development of talents in childhood, considering essentially the perceptions of the child, as the author of his own history; their parents or guardians and their teachers or tutors, as fundamental agents in the support of processes leading to the expression of excellence of the talents. Historically mankind has shown an interest in the extraordinary expression of human talents, either by providing meaningful contributions to the evolution of society, or by posing a challenge to the human and social sciences to understand how the high capabilities or superior performance of some individuals occurs. In this way, we analyze the paths of development of the talents and the excellence performances of 9 children and young people, in the academic, artistic and sports areas, for whom it was necessary to listen, besides the children, a representative of the family and the educators who make depart of the contexts supporting its development. The study had the following specific objectives: (i) To analyze the paths leading to the development of talent and excellence in childhood, in the conception of the child, the parents or guardians and the educators / technicians; (ii) To recognize the role of personal variables and contexts that have converged to explain the path of expressive excellence of children's talent in academic, artistic, and sports fields; (iii) Evaluate whether gifted children excel at expressing their talents, whether in the academic, artistic or sports fields, have indicators of giftedness; and (iv) Reflect on the role of the recognition / identification of the talent of the subjects to create the opportunities for the development of the talents at the level of excellence. To reach it, we chose the case study from a socio-historical and qualitative perspective. We conducted 29 interviews, distributed in 3 groups: A - 9 children; B - 9 parents; and, C - 11 Educators and Technicians. In addition to a semistructured interview with all groups, other instruments were specific to each group: Group A: Questionnaire for Autonomy and Nomination by Colleagues and Questionnaire for Identification of Indicators of High Abilities / Students - giftedness (QIIAHSD - A); Group B - Questionnaire for Identification of Indicators of High Abilities / Qualification - Responsible (QIIAHSD - R); and, Group C - Higher Abilities / Gifted Indicator Identification Checklist (LIVIAHSD), Questionnaire for Identifying Indicators of High Abilities / Teacher Giftedness (QIIAHSD-Pr). The results obtained, in the light of the triangulation and analysis of the data collected with all the subjects participating in the study, point out that all the children and young people signaled for the study have characteristics of giftedness, besides that all the children of the artistic and sports areas presented also academic excellence, and the children and young people in the academic area also excel in the artistic area. Information on the other children's areas of talent, distinct from the areas for which they were indicated for the study, stood out in the voices of mothers and / or educators. The data suggest the need to rethink the curriculum of Brazilian schools because it does not promote the necessary flexibility to meet the special educational needs of students with high capacities, generating experiences of exclusion, discrimination, boredom and underdevelopment, as opposed to education in an inclusive perspective.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60352
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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