Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60514
Título: | Colaboração em inovação e concorrência |
Autor(es): | Duarte, Maria Jorge Lira |
Orientador(es): | Faria, Ana Paula |
Palavras-chave: | Atividades de inovação Colaboração em inovação Tipos de parceiros de colaboração Concorrência Determinantes Innovation activities R&D cooperation Types of cooperation partners Competition Determinants |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A crescente instabilidade do ambiente competitivo, com ciclos de produto e tecnológicos
mais curtos, forçou as empresas a reconsiderar sua estratégia de inovação, a fim de
ampliar sua base tecnológica. A crescente complexidade dos processos de conhecimento
leva as empresas a irem além das suas próprias fronteiras do conhecimento e
capacidades, a fim de complementarem as suas próprias capacidades. Neste contexto, a
colaboração ganhou um papel importante no processo de inovação no nível da empresa,
uma vez que as atividades de colaboração em inovação são consideradas um meio
eficiente para a organização industrial de processos complexos de I&D e inovação.
Contribuímos para a literatura sobre colaboração em atividades de inovação que procura
identificar as características que influenciam a escolha da colaboração com dados
provenientes do Inquérito Comunitário à Inovação em Portugal. Aplicamos um modelo de
seleção probit para explicar a decisão da empresa de colaborar (ou não) e o tipo de
colaboração Além de um conjunto de características específicas à empresa, analisamos
também o efeito da concorrência e da intensidade tecnológica do setor de atividade da
empresa. Os nossos resultados mostram que as empresas mais inovadoras, de maior
dimensão, com maiores vendas e que recebem apoios financeiros à inovação, que operam
em setores de maior intensidade tecnológica tendem a fazer colaboração. Além disso,
também descobrimos que um aumento na concentração de mercado provoca um
aumento na probabilidade de colaborar. The growing instability of the competitive environment, with shorter product and technological cycles, has forced companies to reconsider their innovation strategy in order to broaden their technological base. The increasing complexity of processes knowledge leads companies to move beyond their own frontiers of knowledge and skills to complement their own capabilities. In this context, collaboration has gained an important role in the innovation process at the company level, since collaboration activities in innovation are considered an efficient mean for the industrial organization of complex processes of R&D and innovation. It was contributed to the literature on collaboration in innovation activities that seeks to identify the characteristics that influence the choice of collaboration with data provided from the Community Innovation Survey in Portugal. It was applied a probit selection model to explain the company's decision to cooperate (or not) and the type of collaboration. In addition to a set of characteristics specific to the company, it was also analyzed the effect of competition and the technological intensity of the company's activity sector. The results show that the most innovative and larger companies with higher sales and receiving financial support for innovation, which operate in sectors of greater technological intensity, tend to collaborate. In addition, we also found that an increase in the market concentration causes an increase in the probability of collaborating. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60514 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE+FINAL+-+Maria+Duarte.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |