Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/60711

TítuloAs analogias no ensino das ciências em Angola: um estudo com professores e manuais escolares de Biologia centrado na célula
Outro(s) título(s)Analogies in science education in Angola: a study with teachers and school textbooks focusing on the cell
Autor(es)Manuel, António Costa
Orientador(es)Dourado, Luís Gonzaga Pereira
Palavras-chaveAngola
Analogias
Educação em ciências
Manuais escolares
Professores de biologia
Analogies
Biology teachers
Science education
School biology textbooks
Data2019
Resumo(s)As analogias são um recurso de ensino que pode ser útil para ensinar e aprender conceitos abstratos, quando apropriadamente usadas e compreendidas pelo aluno. A célula é uma entidade biológica cuja estrutura dificilmente pode ser vista a olho nu. Esta pode ser uma das razões pelas quais os alunos mantêm várias conceções alternativas (CA) sobre esse conceito de Biologia. Assim, as analogias são úteis para ensinar e aprender sobre a célula. Os autores de manuais escolares (ME) usam analogias na tentativa de promover a compreensão dos conceitos científicos pelos alunos. Além disso, a investigação indica que os professores são dependentes dos ME em relação ao que ensinam e à maneira como ensinam, pelo que pode esperar-se que os ME influenciem o modo como os professores usam analogias para ensinar sobre a célula. Todavia, a investigação sugere que os ME, assim como os professores, usam analogias de maneira acrítica ou mesmo inconscientemente. Com esta investigação pretendeu-se compreender a valorização que professores angolanos de biologia dão às analogias incluídas nos ME de Biologia do ensino secundário geral (ESG), no tema “a célula como unidade estrutural e funcional dos seres vivos”. Foram realizados dois estudos complementares para atingir esse objetivo. No primeiro estudo, analisaram-se as analogias incluídas em três ME para averiguar a sua qualidade científica e pedagógica. No segundo estudo realizaram-se entrevistas a 12 professores de Biologia do ESG do município de Chitato, província da Lunda-Norte, Angola, para averiguar as suas opiniões sobre as analogias como recurso de ensino. Os resultados da análise dos ME evidenciaram que estes incluem poucas analogias, algumas repetidas em diferentes ME. Além disso, as analogias analisadas estabelecem um número reduzido de correspondências entre o alvo e o análogo e algumas delas podem reforçar ou mesmo induzir CA nos alunos. Os professores mostraram pouca familiaridade com analogias, o que parece impedi-los de definir o conceito; afirmaram usar analogias nas suas aulas, mas a maioria não foi capaz de descrever o seu valor; revelaram dificuldades em interpretar analogias incluídas nos ME e afirmaram que não as costumam explorar de forma planificada nas suas aulas. Pode, portanto, afirmar-se que os professores não estão preparados para usar apropriadamente analogias nem para superar as deficiências daquelas incluídas nos ME. Estes resultados revelam a necessidade de se apostar na formação dos professores no que concerne à utilização de analogias no ensino da Biologia, para melhorar a qualidade das analogias incluídas nos manuais escolares angolanos.
Analogies are a teaching resource that can be useful to teach and learn abstract concepts given that it is appropriately used and understood by the learner. The Cell is a biological entity whose structure can hardly be seen at naked eye. This may be one of the reasons why students hold several alternative conceptions on this biology concept. Therefore, analogies can be anticipated as being useful to teach and learn about the Cell. Textbook authors use analogies in an attempt to promoted students' understanding of science concepts. Besides, as research indicates that teachers are dependent on textbooks with regard to what they teach and the way they teach it, it can be expected that textbooks influence the way teachers use analogies to teach about the Cell. However, research suggests that textbooks as well as teachers use analogies uncritically or even unconsciously. This research aims at uncovering the value that Angolan biology teachers give to the analogies included in high school biology textbooks when approaching the theme cell. Two complementary research studies were carried out in order to attain this objective. First of all, the analogies used by three Angolan biology textbooks when approaching the theme ‘Cell as structural and organizational unit of living organisms’ were analysed in order to find out about their scientific and pedagogic quality. Secondly, 12 high school biology teachers, from Chitato, Lunda-Norte, Angola, were interviewed on analogies as an educational tool and on analogies included in the textbooks. Results from textbook analysis indicate that textbooks include few analogies and that the same analogy may appear in different textbooks. Besides, analogies presentation encompasses a reduced number of correspondences between the target and the analogue and some of them may reinforce or even induce students’ alternative conceptions. Teachers showed limited familiarity with analogies which seems to impair them from defining the concept. They stated that they often use analogies in the classroom but most of them were unable to describe their educational value. In addition, they showed difficulties in interpreting analogies selected from those included in the textbooks and mentioned that they do not use analogies in a planned way but rather use them spontaneously. Therefore, it can be stated that teachers are prepared neither to appropriately use analogies nor to overcome the shortcomings of those included in textbooks. Thus, it seems necessary to strengthen teacher education with regard to analogies and to find ways of improving the quality of the analogies included in Angolan textbooks.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60711
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
António Costa Manuel.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID