Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60864
Título: | Vozes sobre práticas de educação inclusiva: perspetivas multi-ator sobre a superação do insucesso e abandono escolares |
Autor(es): | Antunes, Fátima Lúcio, Joana |
Palavras-chave: | Educação de Qualidade |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O projeto EDUPLACES/Locais Educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva (PTDC/MHC-CED/3775/2014) procura identificar, caracterizar e analisar práticas socioeducativas orientadas para a superação do insucesso e abandono escolares. Professores/técnicos, encarregados de educação, crianças/jovens e parceiros envolvidos em dez práticas, distribuídas por quatro municípios de Portugal continental, participaram em entrevistas (10) e grupos focais (37). A análise transversal destes dados, em curso, produziu já resultados interessantes no que diz respeito à localização, ao tipo de entidade promotora (projetos baseados na escola ou baseados na comunidade) e à filosofia de ação (agrupamento de alunos, apoio ao estudo, mediação ou diferenciação pedagógica) das práticas em estudo. Ademais, revelou algumas diferenças entre grupos de atores: as mudanças/impactos ao nível individual são um resultado mais frequentemente identificado pelos encarregados de educação e pelas crianças/jovens; professores/técnicos identificam predominantemente instâncias de interação bem-sucedidas entre escola-famílias-comunidade; os parceiros exprimem uma perspetiva geralmente positiva das práticas em estudo, em detrimento da identificação de barreiras/obstáculos. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60864 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Comunicações em eventos científicos internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FA&JL_Encontro Ciência 2019.pdf | Apresentação PowerPoint | 380,41 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons