Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/60992
Título: | Narrativas sonoras: o som como ferramenta interpretativa no Mosteiro de São Martinho de Tibães |
Outro(s) título(s): | Sound narratives: the sound as an interpretative tool in the Monastery of São Martinho de Tibães |
Autor(es): | Ribeiro, Mariana Jorge Fernandes Noronha |
Orientador(es): | Portela, Pedro |
Palavras-chave: | Som Narrativa Soundscape Museu Exposição Sound Narrative Museum Exhibition |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O relatório de estágio que se segue é baseado numa experiência de estágio de três
meses no Mosteiro de São Martinho de Tibães. Antiga Casa-Mãe da Congregação dos Monges
Negros de S. Bento dos Reinos de Portugal, é atualmente uma instituição museológica.
Reconhecendo a falta de ferramentas interpretativas que dispunha nas visitas livres
para os seus visitantes, o local procurou colmatar essa falha de acessibilidade interpretativa
com a instalação de paisagens sonoras históricas em três espaços de exposição permanente:
a livraria, a cozinha e a cavalariça. Durante os três meses de aprendizagem em contexto de
trabalho, ficou sob minha responsabilidade a conceção do projeto, Gabinete de Sonoridades:
desde a recolha de sons, à sua seleção, edição e posterior composição criativa das narrativas.
Uma vez relatada a experiência de estágio e todas as fases de criação das paisagens
sonoras, será introduzida uma questão motivada pelas reflexões críticas feitas durante o
relatório. Apoiada em elementos bibliográficos sobre a questão selecionada, assim como na
experiência e conhecimento obtidos com a realização de Gabinete de Sonoridades, será
introduzida uma perspetiva teórica sobre o som como ferramenta interpretativa no museu,
assim como o uso da soundscape histórica e as suas possibilidades de aplicação nos espaços.
Para o enquadramento da questão que se pretende aprofundar também será feita uma
reflexão sobre o museu, a sua relação com o silêncio, assim como o seu papel educativo e de
estímulo ao aparecimento de novas experiências de aprendizagem multissensorial. The following internship report is based on a three-month experience at the Monastery of São Martinho de Tibães, former Mother-House of the Congregação dos Monges Negros de S. Bento dos Reinos de Portugal. Currently it is a museological institution. Acknowledging the lack of interpretative tools available to its visitors, the museum sought to bridge this gap in interpretative accessibility, with the installation of historical soundscapes in three permanent exhibition spaces: the library, the kitchen and the stables. During three months of learning in work context, it was my responsibility to design the project, Gabinete de Curiosidades, to its selection, editing and subsequent creative composition of the narratives. After the description of the internship experience and all the phases of creation of the soundscapes, it will be introduced an issue motivated by the critical reflections made during the report. Based on bibliographic elements on the selected question, as well on the experience and knowledge obtained with the conception of Gabinete de Curiosidades, it will be introduced a theorical perspective about the sound as an interpretative tool in the museum, the use of historical soundscapes and its possibilities of installation in museum spaces. To support the study of the issue, a reflection about the museum is made, its relationship with silence, as well its educational role and of influence in the emergence of new experiences of multisensorial learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/60992 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
9_Dissertacao_final_MarianaRibeiro.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |