Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61037
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, José João Correia Leite | por |
dc.contributor.author | Rocha, Andreia Patrícia Soares da | por |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T11:24:15Z | - |
dc.date.available | 2019-07-26T11:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61037 | - |
dc.description | Projeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos | por |
dc.description.abstract | A competitividade dos mercados, a necessidade de aquisição e desenvolvimento de novas ferramentas e competências de trabalho, são alguns dos desafios para os profissionais atuais e, em simultâneo nos jovens que estão prestes a iniciar a sua carreira profissional. Uma ferramenta utilizada para combater esta realidade é o mentoring, sendo uma vertente da formação que implica o domínio de várias competências por quem o maneja. Este projeto está inserido no programa Sagaz, um programa de mentoring voluntário, lançado pela Alento em 2013. Neste programa são escolhidos um conjunto de intervenientes, entre os quais mentores. Assim, o objetivo principal deste projeto é a criação de um perfil de mentor, com base num descritivo de funções e num plano formativo. Para o desenvolvimento do projeto foi adotada a metodologia qualitativa, em que a observação direta, a análise documental e as entrevistas foram utilizadas como técnicas para a recolha de dados. Através das diversas técnicas foram realizadas 8 entrevistas e após a confrontação de todos os dados foi criado um descritivo de funções para o mentor e apresentado um plano formativo para o mesmo. Com estas ferramentas, criamos um perfil de mentor para o programa de mentoring voluntário aqui estudado. | por |
dc.description.abstract | The competitiveness of markets, the need to acquire and develop new tools and job skills, are some of the challenges for today's professionals and, at the same time, for young people who are about to start their professional career. One tool used to combat this reality is mentoring, being a training part that involves mastery of several competences by those who manage it. This project is part of the Sagaz program, a voluntary mentoring program, launched by Alento in 2013. In this program a number of stakeholders, including mentors, are chosen. Thus, the main objective of this project is the creation of a mentor profile, based on a descriptive of functions and a formative plan. For the development of the project, a qualitative methodology was adopted, in which direct observation, documentary analysis and interviews were used as data collection techniques. Through the different techniques, 8 interviews were carried out and after the confrontation of all the data, a descriptive of functions for the mentor was created and a training plan for the mentor was presented. With these tools, we have created a mentor profile for the volunteer mentoring program studied here. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Mentoring | por |
dc.subject | Mentor | por |
dc.subject | Perfil de mentor | por |
dc.subject | Competencies | por |
dc.subject | Mentoring | por |
dc.subject | Mentor profile | por |
dc.title | Mentoring: definição de um perfil de mentor no âmbito do programa Sagaz (Alento) | por |
dc.title.alternative | Mentoring: definition of a mentor profile in Sagaz program (Alento) | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202262863 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 15 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Economia e Gestão | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia+Patricia+Soares+da+Rocha.pdf | 807,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons