Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61147

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarrera, Sylvia Dominguespor
dc.contributor.authorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldinapor
dc.date.accessioned2019-08-05T08:52:53Z-
dc.date.available2019-08-05T08:52:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBarrera, S. D., Ribeiro, I., & Viana, F. L (2019). Efeitos de Intervenções em Letramento Emergente: Uma Revisão Bibliográfica na Base SciELO. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, 1-13. doi: 10.1590/0102.3772e3531por
dc.identifier.issn0102-3772por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61147-
dc.description.abstractNa perspectiva do letramento emergente, a alfabetização é influenciada pelas seguintes competências: processamento fonológico, conhecimentos sobre a escrita e linguagem oral. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento sistemático, na base de dados SciELO, de estudos que analisaram o efeito de programas visando ao desenvolvimento de habilidades de letramento emergente em pré-escolares nos últimos dez anos. Dos 15 estudos identificados, oito foram intervenções focadas no desenvolvimento da consciência fonológica, quatro tiveram foco na linguagem oral, baseando-se na leitura compartilhada e três abordaram ambos os tipos de habilidades. Apesar da diversidade, apenas um estudo não obteve efeitos positivos significativos. Os resultados sugerem maior eficácia de programas abordando tanto habilidades linguísticas, quanto metalinguísticas. Questões metodológicas e implicações educacionais são discutidaspor
dc.description.abstractIn the early literacy approach, learning to read is affected by phonological processing, print awareness and oral language skills. This study aimed to conduct a search in the SciELO database for research that analyzed the effect ofprograms seeking to develop early literacy skills in kindergartners in the past ten years. Fifteen studies were identified: eight were interventions focused on phonological awareness development, four were focused on oral language based on shared reading and three were focused on both sets of skills. Despite the diversity, only one study did not show significant effects. The results suggest that programs that integrate both linguistic and metalinguistic skills are more effective. Methodological questions and educational implications of the studies are also discussed.por
dc.description.sponsorshipPortuguese national funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) within the framework of the CIEC (Research Center for Child Studies of the University of Minho) project under the reference UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Brasília. Instituto de Psicologia-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLetramento emergentepor
dc.subjectProgramaspor
dc.subjectConsiência fonológicapor
dc.subjectLeitura compartilhadapor
dc.subjectLinguagem oralpor
dc.subjectEarly literacypor
dc.subjectOral languagepor
dc.subjectPhonological awarenesspor
dc.subjectProgramspor
dc.subjectShared readingpor
dc.titleEfeitos de intervenções em letramento emergente: uma revisão bibliográfica na base SciELOpor
dc.title.alternativeEffects of emergent literacy interventions: a literature review in the Scielo databasepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100401&tlng=ptpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage13por
oaire.citationVolume35por
dc.identifier.doi10.1590/0102.3772e3531por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.journalPsicologia: Teoria e Pesquisapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Barrera et al 2019 Psi teoria e pesquisa.pdf348,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID