Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61149

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Costa epor
dc.contributor.authorCunha, Sílvia Marina Silvapor
dc.date.accessioned2019-08-05T09:03:02Z-
dc.date.available2019-08-05T09:03:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSilva, A. M. C. & Cunha, S. (2019). Formação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto piloto. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), 173-189. https://doi.org/10.21814/rpe.13736por
dc.identifier.issn0871-9187por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61149-
dc.description.abstractUm dos desafios da sociedade atual é enfrentar com determinação e qualidade as consequências das múltiplas fragilidades sociais, económicas e políticas que se vivem a nível mundial. Os diversos países e organizações estão, assim, comprometidos com uma resposta urgente e adequada à fragilidade da paz social, concretamente através de estratégias de prevenção e resolução pacífica de conflitos. A mediação social é uma das estratégias fundamentais para promover a paz, a justiça e a coesão social. No sentido de responder às recomendações inscritas em documentos oficiais europeus sobre a importância dos mediadores sociais na construção de comunidades pacíficas, foi implementado um projeto financiado pela Comunidade Europeia e executado entre 2013 e 2016, com a participação de cinco países europeus. O principal objetivo do projeto foi conceber e experimentar um dispositivo de formação de mediadores sociais, inspirado na tradição dos Companheiros do Tour de França através de uma metodologia de ação-investigação-formação colaborativa. A metodologia adotada revelou-se adequada à formação continuada e profissionalização de mediadores sociais e à constituição de uma rede de cooperação entre instituições e profissionais diversos. Os resultados alcançados evidenciam a pertinência do dispositivo na concretização dos objetivos definidos e na construção de um espaço europeu da mediação para a inclusão social.por
dc.description.abstractOne of the challenges of today's society is to face with determination and quality the consequences of the multiple social, economic and political fragilities that are experienced worldwide. The several countries and organizations are thus committed to an urgent and adequate response to the fragility of social peace, in particular through strategies for the prevention and peaceful resolution of conflicts. Social mediation is one of the key strategies for promoting peace, justice and social cohesion. In order to respond to the recommendations contained in official European documents on the importance of social mediators in the construction of peaceful communities, a project financed by the European Community was implemented between 2013 and 2016, with the participation of five European countries. The main objective of the project was to design and experiment a training system for social mediators, inspired by the tradition of the Companions of the Tour de France through a collaborative action-research-training methodology. The methodology adopted was adequate for the continuous training and professionalization of social mediators and for the creation of a cooperation network between different institutions and professionals. The results show the appropriateness of the device in the achievement of the defined objectives and in the construction of a European area of ​​mediation for social inclusion.por
dc.description.sponsorshipUID/CCI/00736/2019. EACEA – Programme pour l’éducation et la formation tout au long de la vie – GRUNTVIG – 2013. Projeto Formation à la médiation pour l’inclusion sociale par la mobilité européenne – ARLEKIN, referência: 539947-LLP1-2013-1-FR-GRUNDTVIGGMP.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversity of Minho. Research Centre in Education (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectMediação socialpor
dc.subjectMediadorespor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectInvestigação-ação colaborativapor
dc.subjectSocial mediationpor
dc.subjectMediatorspor
dc.subjectTrainingpor
dc.subjectCollaborative action researchpor
dc.titleFormação de mediadores sociais na Europa: um projeto pilotopor
dc.title.alternativeTraining of social mediators in Europe: a pilot projectpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13736por
oaire.citationStartPage173por
oaire.citationEndPage189por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume32por
dc.identifier.eissn2183-0452por
dc.identifier.doi10.21814/rpe.13736por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
oaire.versionAMpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RPE [Silva & Cunha].pdf310,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID