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TítuloDesafios para o atendimento educacional da criança hospitalizada
Autor(es)Silva, Rosilene Gonçalves
Martins, Cristina Araújo
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chavePedagogia hospitalar
Classe hospitalar
Saúde Infantil
Criança Hospitalizada
Data2019
CitaçãoSilva, R.F.G., Martins, C. & Carvalho, G.S. (2019). Desafios para o atendimento educacional da criança hospitalizada. In: Martins, I., Gonçalves, R., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Carvalho, G.S & Pereira, B. (Coord.). IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Braga: CIEC. p.24
Resumo(s)A criança hospitalizada tem, normalmente, seu processo de escolarização interrompido, pois os cuidados com os aspetos físicos e biológicos ocupa a centralidade no tratamento e na recuperação da saúde, todavia, quando esta participa de atividades educativas no hospital, tem a oportunidade de continuar estudando e se desenvolvendo social e cognitivamente, possibilitando a manutençao das aprendizagens escolares. O estudo objetiva apresentar um quadro teórico sobre o atendimento educacional hospitalar e suas repercussões na vida da criança hospitalizada. Caracteriza-se como estudo bibliográfico, valendo-se do método de revisão da literatura, utilizando artigos coletados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online - Scielo e B-On, além de livros e documentos de referência na área. Os resultados demonstram que as crianças que participam de ações educativas no hospital mantém o vínculo com a escola de origem, pelo acompanhamento curricular do ano em que estão inseridas; constroem conhecimentos e aprendizagens significativas; ampliam as relações sociais no contexto hospitalar e reduzem a ansiedade inerente à hospitalização. Além disso, as atividades educacionais possibilitam um espaço de diálogo e de respeito à linguagem simbólica da criança; promovem uma atenção mais humanizada no cuidado à saúde e incentivam o retorno e à reintegração na escola de origem, após a alta hospitalar. Assim, a hospitalização parece não significar perda do vínculo escolar, mas antes a oportunidade das crianças continuarem vivenciando experiências pedagógicas que as possibilitam serem sujeitos de seu processo de aprendizagem e de recuperação de sua saúde.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61224
ISBN978-972-8952-59-4
Versão da editorahttp://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2019/docs/programa/lresumos.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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