Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61229

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Inêspor
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorCapellini, Simonepor
dc.date.accessioned2019-08-26T15:48:31Z-
dc.date.available2019-08-26T15:48:31Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationMartins, I., Nunes, C.L., Carvalho, G.S. & Capellini, S. (2019). Questionário dos Domínios do Processamento Auditivo (QDPA): Estudo piloto numa turma do 4º ano do ensino básico. In: Martins, I., Gonçalves, R., Azevedo, F., Vieira, M.H., Palhares, P., Carvalho, G.S & Pereira, B. (Coord.). IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos. Braga: CIEC. p.24por
dc.identifier.isbn978-972-8952-59-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61229-
dc.description.abstractO QDPA foi traduzido do Inglês, originalmente intitulado Auditory Processing Domains Questionnaire, para o Português Europeu, de acordo com as normas da International Test Comission. Este questionário é constituído por 50 questões relacionados com comportamentos auditivos da criança no seu dia a dia, não esquecendo as questões da linguagem e da atenção. Os itens referem-se a comportamentos em condições de ruído e em condições silenciosas. Em cada questão existem 4 alternativas de resposta à frequência de ocorrência dos comportamentos mencionados (raramente, às vezes, com frequência, maioria das vezes). Para verificar se o instrumento foi corretamente adaptado, sendo compreensível pela população-alvo do estudo ou se, em alternativa, deverão ser feitas algumas alterações, o QDPA foi preenchido por um professor de cada turma, uma por cada ano escolar (1.º ao 4.º ano). Cada professor preencheu um questionário por aluno. Igual questionário foi preenchido pelos pais desses mesmos alunos. A análise estatística, dos dados recolhidos, será efetuada com recurso à versão 25 do programa IBM SPSS. Os resultados deste questionário poderão fornecer algumas pistas acerca do risco de alteração do Processamento Auditivo (PA), Atenção (AT) e Linguagem (LG). Desta forma, o QDPA assume uma grande importância, como ponto de partida para o encaminhamento das crianças em risco de desenvolvimento de alterações das áreas do PA, AT e LG, para os profissionais adequados, para que possa ser feita uma exploração das dificuldades identificadas.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectProcessamento Auditivopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectQuestionáriopor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectLinguagempor
dc.titleQuestionário dos Domínios do Processamento Auditivo (QDPA): Estudo piloto numa turma do 4º ano do ensino básicopor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.eventos.ciec-uminho.org/jornadas2019/docs/programa/lresumos.pdfpor
oaire.citationStartPage24por
oaire.citationEndPage24por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationIV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infânciapor
sdum.bookTitleIV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumospor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IV-JEC_Quest-QDPA-24.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID