Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61237
Título: | Autorregulação em crianças nascidas prematuras: relação com a qualidade do discurso materno |
Outro(s) título(s): | Self-regulation in children born preterm: relation to the quality of maternal discourse |
Autor(es): | Mendes, Ana Sofia Pádua |
Orientador(es): | Baptista, Joana Isabel Soares |
Palavras-chave: | Autorregulação Discurso materno Idade pré-escolar Prematuridade Relação mãe-criança Mental-state talk Mother-child Prematurity Preschool age Self-regulation |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente estudo procurou analisar as relações entre uso materno de referências a
estados mentais e a autorregulação em pré-escolares nascidos prematuramente. A
amostra integrou 48 díades mãe-criança. As crianças tinham entre 41 e 45 meses de idade.
De forma a avaliar a autorregulação, foi utilizada a tarefa Head-Toes-Knees-Shoulders
(HTKS; Ponitz, McClelland, Matthews, & Morrison, 2009). O uso materno de referências a
estados mentais foi avaliado através da Escala de Referências a Estados Mentais (Brown
& Dunn, 1992; Jenkins, Turrell, Kogushi, Lollis, & Ross, 2003), a partir de uma interação
estruturada mãe-criança. Os resultados indicaram que o uso de mais referências a estados
mentais, por parte da mãe, está positivamente associado à autorregulação da criança.
Porém, uma análise de regressão subsequente veio esclarecer que uso materno de
referências a estados mentais não é um preditor significativo da autorregulação, após o
controlo do Q.I. da criança que emergiu como único preditor. Os resultados salientam a
importância do funcionamento cognitivo nas competências de autorregulação, em
crianças em idade pré-escolar nascidas prematuramente. The present study sought to analyse the correlation between the use of mental-state talk and preschoolers´ prematurely born self-regulation. The sample integrated 48 dyads mother-child. The children were about 41 to 45 months of age. In order to evaluate the self-regulation, it was used the Head-Toes-Knees-Shoulders task (HTKS; Ponitz, McClelland, Matthews, & Morrison, 2009). The use of mental-state talk was measured by the Scale of Mental-State Talk (Brown & Dunn, 1992; Jenkins, Turrell, Kogushi, Lollis & Ross, 2003), through a structured interaction mother-child. However, a following decrease analysis clarified that the use of mental-state talk is not a significant predictor of self-regulation, upon the control of the child’s Q.I. that emerged as the only predictor. The results emphasise the importance of the cognitive functioning in the self-regulation skills, in preschool-age children prematurely born. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61237 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Exemplar+da+tese.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons