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TítuloEmpatia autopercebida e desempenho empático em contexto organizacional: relação com a satisfação no trabalho
Outro(s) título(s)Self-perceived empathy and empathic performance in organizational context: relationship with job satisfaction
Autor(es)Gonçalves, Joana Filipa Nogueira
Orientador(es)Seara-Cardoso, Ana
Coutinho, Joana Fernandes Pereira
Palavras-chaveEmpatia autopercebida
Desempenho empático
Satisfação no trabalho
Satisfação relacional
Contexto empresarial
Self-perceived empathy
Empathic performance
Job satisfaction
Relacional satisfaction
Business context
Data2019
Resumo(s)A empatia tem ganho um especial realce enquanto um importante elemento das interações diárias. Atualmente o construto de empatia é visto como um fenómeno multidimensional, que implica a experiência das emoções do outro (empatia afetiva), e a compreensão dessas emoções (empatia cognitiva). Estudos revelam resultados distintos relativamente à influência da empatia na satisfação no trabalho. A satisfação no trabalho consiste no conjunto de sentimentos em direção à posição ocupada no local de trabalho. O presente estudo pretende perceber se a empatia autopercebida e o desempenho empático influenciam a satisfação no trabalho e se há distinção nesta relação entre a empatia afetiva e a empatia cognitiva, em contexto empresarial. Os dados foram recolhidos online, em diversas organizações do setor empresarial. Os resultados obtidos não permitem comprovar a existência de uma relação significativa quer entre a empatia e a satisfação no trabalho, quer entre as duas dimensões da empatia e a satisfação no trabalho analisada como um todo. No entanto, os resultados sugerem a existência de relações positivas e significativas entre as facetas relacionais da satisfação no trabalho e a empatia cognitiva, bem como entre as facetas relacionais da satisfação no trabalho e o desempenho empático para expressões emocionais de valência negativa.
Empathy has gained a special prominence as an important element of daily interactions. Today the empathy construct is seen as a multidimensional phenomenon, implying the experience of the emotions of the other (affective empathy), and the understanding of these emotions (cognitive empathy). Studies reveal different results regarding the influence of empathy on job satisfaction. Job satisfaction consists of the set of feelings toward the position occupied in the workplace. The present study aims to understand if self-perceived empathy and empathic performance influence job satisfaction and if there is a distinction in this relationship between affective empathy and cognitive empathy in a business context. Data were collected online at various organizations in the business sector. The results obtained do not allow us to prove the existence of a significant relationship between empathy and job satisfaction, between the two dimensions of empathy and satisfaction in the work analyzed as a whole. However, the results suggest the existence of positive and significant relationships between the relational facets of job satisfaction and cognitive empathy as well as between the relational facets of job satisfaction and empathic performance for negative valence emotional expressions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61535
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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