Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61540

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, A. Ruipor
dc.contributor.authorAlves, João Pedro Cardosopor
dc.date.accessioned2019-09-30T12:51:31Z-
dc.date.available2019-09-30T12:51:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61540-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractEste estudo analisou se atletas com maior ou menor congruência dos ciclos de liderança (filosofia, prática e indicadores de liderança) assumidos pelos respetivos treinadores, se traduziriam em diferenças na avaliação dos estilos de liderança dos treinadores, na satisfação com a liderança e na perceção do rendimento desportivo individual e coletivo. O estudo incluiu 157 atletas de voleibol (15 e 36 anos) e respetivos treinadores. O protocolo de avaliação incluiu medidas de liderança e de rendimento desportivo individual e coletivo. Os treinadores avaliados pelos atletas com maior congruência entre ciclos de liderança foram melhor avaliados na liderança e estes atletas percecionam melhor rendimento desportivo coletivo. A inspiração, instrução e individualização foram preditores da satisfação com liderança; a inspiração foi preditora da perceção de rendimento individual e a instrução foi preditora da perceção do rendimento coletivo. Resumindo, a congruência de ciclos de liderança relacionou-se com uma melhor avaliação da liderança dos treinadores.por
dc.description.abstractThis study analyzed whether athletes with greater or lesser congruence of leadership cycles (philosophy, practice and leadership indicators) assumed by their coaches, would translate into differences in coaches' leadership styles evaluation, satisfaction with leadership and perception of coaches individual and collective sport performance. The study included 157 volleyball athletes (15 and 36 years) and their coaches. The evaluation protocol included measures of leadership and sport performance. Coaches evaluated by athletes with the highest congruence among leadership cycles were better evaluated in the leadership and these athletes perceived better collective sports performance. Inspiration, instruction and individualization were predictors of satisfaction with leadership; inspiration was a predictor of the perception of individual sport performance; and instruction was a predictor of perception of collective sport performance. In summary, congruence of leadership cycles was related to a better assessment of coaches' leadership.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCiclos de liderançapor
dc.subjectEficácia da liderançapor
dc.subjectRendimento desportivopor
dc.subjectSatisfação com a liderançapor
dc.subjectLeadership cyclespor
dc.subjectLeadership effectivenesspor
dc.subjectSatisfactionpor
dc.subjectSports performancepor
dc.titleSer um treinador eficaz: relação entre filosofia, prática e indicadores de liderançapor
dc.title.alternativeBeing an effective leader: relation between philosophy, practice and effectiveness criteria leadershippor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202269361por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+de+Mestrado+-+João+Alves+A73979.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID