Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61677

TítuloIndisciplina em sala de aula: uma proposta de intervenção psicológica
Outro(s) título(s)Indiscipline in the classroom: a proposal for psychological intervention
Autor(es)Rodrigues, Marília da Conceição Oliveira
Orientador(es)Gomes, A. Rui
Palavras-chaveIndisciplina
Sala de aula
Competências de vida
TCV
Comunicação
Indiscipline
Classroom
Life competences
LCT
Communication
Data2019
Resumo(s)Este trabalho consiste numa proposta de intervenção psicológica na indisciplina em sala de aula no 3º Ciclo do Ensino Básico que recorre ao referencial teórico das competências de vida. Pretende-se capacitar os alunos através de sessões cujas atividades e objetivos são promotoras de uma das competências de vida que é a comunicação. A metodologia utilizada, recorre ao TCV, que se divide em 4 fases: motivação, aprendizagem, generalização, automatização e transferência. Os professores e os pais, são aliados na implementação do projeto numa fase prévia e logo após o seu termo, por estarem em contato direto com os alunos e terem um conhecimento elevado da situação dos mesmos. O objetivo final é que através do treino, possam transferir a competência da comunicação para o contexto de sala de aula, reduzindo-se a indisciplina na mesma e que haja transferência para outros contextos de vida.
This project is a proposal of a psychological intervention concerning misbehaviour in the classroom in 3.º Ciclo do Ensino Básico’ classes. It is based on the theoretical framework of life abilities. It aims to provide students tools through a series of sessions that develop activities to achieve one of the life abilities which is communication. The methodology used is based on LCT (Life Competences Training) and it is divided in four stages: motivation; learning; generalization, automation and transfer. Teachers and parents are both committed in the establishment of this project in a previous stage and immediately after its ending, because they are in a direct contact with the students and also because they have a better knowledge about them. The final aim of this project is that through training, students can transfer their communication abilities or competences to the classroom and this way to reduce misbehaviour inside it and at the same time also allow students to transfer or apply it to other contexts of life.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61677
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese+versão+entrega+para+publicação.pdf1,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID