Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61851

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Josépor
dc.contributor.advisorSilva, António Carvalho dapor
dc.contributor.authorLinghong Linpor
dc.date.accessioned2019-10-25T13:46:17Z-
dc.date.available2019-10-25T13:46:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61851-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Português Língua Não Materna (PLNM) - Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2)por
dc.description.abstractDesde 2010, o número de universidades que oferecem cursos de licenciatura em Português na China continental aumentou rapidamente, passando de 18 em 2010 para 43 atualmente (2019). No entanto, devido à experiência limitada no ensino de PLNM na China continental, o ensino de PLNM ainda não foi bem desenvolvido, especialmente a falta de ênfase no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos. Este estudo analisa a situação atual do ensino de PLNM na China, com base num inquérito a 97 alunos chineses que estão a estudar ou já concluíram o curso de licenciatura em universidades chinesas e, ao mesmo tempo, que têm experiência de aprendizagem de PLNM em universidades de países de língua portuguesa. Os resultados do inquérito revelam que as competências comunicativas dos alunos chineses são significativamente mais frágeis do que outras competências e que a experiência de aprendizagem em universidades dos países de língua portuguesa melhorou significativamente as suas competências comunicativas. Como resultado, este estudo explora a possibilidade de adotar a Abordagem Comunicativa em universidades chinesas, com base na revisão da Abordagem Comunicativa e no inquérito aos 97 estudantes chineses de 17 universidades da China sobre a situação do ensino e aprendizagem de PLNM na China, com o objetivo de fornecer sugestões para a melhoria do ensino de PLNM na China e desenvolver alunos com competências mais avançadas.por
dc.description.abstractSince 2010, the number of universities that offer Portuguese undergraduate courses in mainland China has increased rapidly, from 18 in 2010 to 43 at present (2019). However, due to the limited experience in Portuguese foreign language teaching in mainland China, the current Portuguese foreign language teaching has not yet been well developed. Especially, there is a lack of emphasis on the development of students' communicative competences. This study analyzes the current situation of Portuguese foreign language teaching in mainland China based on a survey of 97 students who are studying or have completed the undergraduate course in Chinese universities and at the same time who have exchange experience in universities of Portuguesespeaking countries. The results of the survey reveal that Chinese students' communicative competences are significantly weaker than other competences, and that the learning experience in Portuguese-speaking countries has significantly improved their communicative competences. As a result, this study explores the possibility of adopting the Communicative Approach in Chinese universities based on the review of the Communicative Approach and the survey to 97 Chinese students from 17 universities in China about the Portuguese teaching and learning situation in China, with the aim of providing some suggestions for the improvement of Portuguese foreign language teaching in mainland China and cultivating more outstanding Portuguese talents.por
dc.description.abstract自2010 年来,中国大陆开设葡萄牙语本科课程的院校急速增加,从2010 年 的18 所增长至如今(2019 年)的43 所。然而,由于葡萄牙语教学在中国大陆普 及时间以及范围有限,相关教学经验以及研究并不多,当前葡萄牙语课程设计尚 未完善,尤其体现对培养学生沟通能力的重视不足。 本文基于正在就读或者已完成中国大学葡萄牙语本科课程并且具有葡萄牙 语国家大学交换经历的学生进行的调查,对中国葡萄牙语教学现状进行分析并发 现中国学生的沟通能力相对于其他能力明显较弱,而在葡萄牙语国家的学习经历 对提高其沟通能力有显著帮助。 因此,本文通过对沟通式教学法的研究以及针对来自国内17 所大学共97 名 中国学生葡萄牙语学习情况的调查,探索在中国大学采用沟通式教学法的可能性, 为完善中国葡萄牙语本科教学提供建议,以培养更多优秀的葡萄牙语人才。por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAbordagem Comunicativapor
dc.subjectCompetência Comunicativapor
dc.subjectEnsino de PLNM na Chinapor
dc.subjectCommunicative Approachpor
dc.subjectCommunicative Competencepor
dc.subjectPortuguese Foreign Language Teaching in Chinapor
dc.subject沟通式教学法por
dc.subject沟通能力por
dc.subject中国葡萄牙语教学por
dc.titleA abordagem comunicativa no ensino de Português Língua não Materna na Chinapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202293092por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LINGHONG+LIN.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID