Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62067

TítuloA fixação articular como ferramenta para uma aprendizagem mais eficiente e eficaz no violino
Outro(s) título(s)Articular fixation as a tool for more efficient and effective learning in violin
Autor(es)Nunes, Sara Emanuel dos Santos
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveAprendizagem
Consciência corporal
Fixação articular
Lesões
Violino
Learning
Body consciousness
Articular fixation
Injuries
Violin
Data2019
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio foi redigido com base no trabalho desenvolvido durante o estágio supervisionado realizado nos grupos disciplinares de Violino (M24) e Música de Conjunto (M32), sob a supervisão do Professor Doutor Ricardo Barceló, integrado no Mestrado em Ensino da Música do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Nas aulas individuais, tivemos a oportunidade de observar as aulas de oito alunos pertencentes à Iniciação e ao 1º, 2º, 4º e 8º graus. Nas aulas de orquestra, nomeadamente com o naipe dos violinos I e II, tivemos a oportunidade de trabalhar com alunos do 5º ao 8º grau. A parte pedagógica e investigativa deste projeto de estágio incidiu sobre a transposição do conceito de fixação articular da guitarra clássica para o violino, recaindo sobretudo no trabalho do braço direito de um violinista, na realização dos golpes de arco staccato, spiccato e sautillé. Existem antecedentes de que o conhecimento do conceito de fixação articular pode ser uma ferramenta para fomentar a consciência corporal e, por essa via, melhorar a execução instrumental. Nesse sentido, investigámos se o conhecimento da forma eficaz de usar as fixações podia contribuir para a aprendizagem adequada dos golpes de arco mencionados no violino. Nas primeiras aulas lecionadas, foi apresentada aos alunos a componente teórica do projeto, enquanto que, nas aulas seguintes, foi implementada a parte prática do mesmo, através da realização de escalas e da execução das obras estudadas pelos alunos participantes. Durante a intervenção, foram realizados dois questionários, um no início e outro no final, para saber se os alunos sentiam dores causadas pela prática do violino e se conheciam o conceito de fixação. Nos questionários, os alunos manifestaram sentir certas dores quando tocavam violino, o que foi mais pronunciado no segundo questionário. Apesar disto, e graças aos conhecimentos adquiridos durante a intervenção, os alunos consideraram que o uso consciente das fixações os podia ajudar a tornar mais natural a execução. Relacionámos este resultado com o facto de a intervenção ter ocorrido no final do ano letivo, coincidindo com o cansaço natural depois de um ano repleto de ensaios, concertos, provas. A maioria dos alunos considerou que a compreensão do conceito de fixação lhes proporcionou uma maior consciência corporal, o que pode facilitar a sua evolução técnica. Graças à análise das respostas apresentadas nos questionários e às observações realizadas durante e após as aulas lecionadas, pudemos concluir que o uso consciente de fixações articulares foi útil na aprendizagem do violino para os alunos em estudo, de forma a obter uma execução mais eficiente e eficaz.
The present Stage Report was written based on the work developed during the supervised training session in the disciplinary groups of Violin (M24) and Chamber Music (M32), under the supervision of Professor Ricardo Barceló, integrated in the Master's Degree in Music Teaching at the Institute of Education, University of Minho. In the individual classes, we had the opportunity to observe the classes of eight students belonging to the Initiation and the 1 , 2 , 4 and 8 grades. In the orchestra classes, st nd th th especially with the suit of violins I and II, we had the opportunity to work with students from the 5 to the th 8 grade. th The pedagogical and investigative part of this internship project focused on the transposition of the articular fixation concept of the classic guitar to the violin, mainly falling on the work of the right arm of a violinist, performing staccato, spiccato and sautillé bow strokes. There are antecedents that the knowledge of the articular fixation concept can be a tool to promote the corporal consciousness and, by this way, to improve the instrumental execution. In this sense, we investigated whether knowledge of the effective way of using the fixations could contribute to the proper learning of the bow strokes mentioned in the violin. In the first classes taught, the theoretical component of the project was presented to the students, while in the following classes, the practical part of the project was implemented, through the accomplishment of scales and the execution of the works studied by the participating students. In the questionnaires, the students expressed some pain when they played the violin, which was more pronounced in the second questionnaire. Despite this, and thanks to the knowledge gained during the intervention, the students considered that the conscious use of the fixings could help them to make the execution more natural. We related this result to the fact that the intervention occurred at the end of the school year, coinciding with the natural fatigue after a year full of rehearsals, concerts, tests. Most students considered that understanding the concept of fixation gave them a greater body awareness, which may facilitate their technical evolution. Thanks to the analysis of the answers presented in the questionnaires and to the observations made during and after the lessons taught, we could conclude that the conscious use of articular fixations was useful in the learning of the violin for the students under study, in order to obtain a more efficient and effective execution.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62067
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio de Estágio_Sara Nunes.pdf7,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID