Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62124
Título: | O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância |
Outro(s) título(s): | The enrichment of pedagogical areas with natural materials in the context of kindergarden |
Autor(es): | Almeida, Maria José Veloso de |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Enriquecimento das áreas Escolhas Materiais naturais Recursos materiais Choices Enrichment of areas Material resources Natural materials Pre-school education |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio e tem como principal
objetivo descrever, refletir e analisar o Projeto de Intervenção Pedagógica realizado no contexto de
jardim-de-infância. O Projeto de Intervenção foi desenvolvido com um grupo de vinte e quatro
crianças com quatro anos de idade e a problemática do mesmo, emergiu da realização de diversas
observações realizadas nos momentos de exploração das áreas da sala. Deste modo, o presente
relatório tem como principal objetivo relatar de forma reflexiva, de que modo o enriquecimento das
áreas pedagógicas com materiais naturais e reciclados favorece um ambiente educativo rico e
estimulante, bem como o seu impacto no desenvolvimento, escolhas e aprendizagens das
crianças.
A investigação desenvolvida assume uma abordagem de natureza qualitativa com recurso
a uma abordagem da investigação-ação. A partir do enriquecimento de algumas áreas pedagógicas
e da respetiva recolha e análise dos dados associados a esta dinâmica, foi possível aferir a
importância da introdução de materiais naturais e reciclados na sala de atividades.
O relatório descreve a intervenção pedagógica desenvolvida ao longo deste período, bem
como um processo de desenvolvimento profissional, espelhando as aprendizagens construídas ao
longo da formação académica e a partir das experiências vividas no contexto de jardim-de-infância. The following report is part of the Internship Curricular Unit and has as main objective to describe, reflect and analyze the Pedagogical Intervention Project inserted in the context of kindergarden. This Intervention Project was developed with a group of twenty-four children aged four years, and the theme of the same emerged from the realization of several observations that happened in the moments of exploration in the classroom. The main purpose of this report is to demonstrate how the enrichment of pedagogical areas with natural and recycled materials favors a rich and stimulating an educational environment, this also affects the development of choices and learning of the same. The developed research takes a qualitative approach using action- research. From the enrichment of some areas and the respective collection and analysis of the data associated with this dynamic, it was possible to gauge the importance of natural and recycled materials in the activity, which should correspond to the interests and needs of the children. The report describes the research developed throughout this period, as well as a professional training process, reflecting the learning acquired through the academic training and from the experiences lived in the context of kindergarten. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62124 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria José Veloso de Almeida.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons