Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62157

TítuloAstrologia da avaliação das aprendizagens
Outro(s) título(s)Astrology of learning assessment
Autor(es)Silva, Cláudia Pereira da
Orientador(es)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Palavras-chaveCurrículo
Avaliação das aprendizagens
Avaliação para a aprendizagem
Curriculum
Assessment of learning
Evaluation for learning
Data2018
Resumo(s)O presente relatório reflete o desenvolvimento de dois projetos de intervenção pedagógica desenrolados no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, em contexto de Jardim de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Intitulado Astrologia da Avaliação das aprendizagens, centra-se no dilucidar alguns aspetos relacionados com uma análise e introspeção sobre a avaliação das aprendizagens e, de forma especial, da avaliação para as aprendizagens das(os) crianças/alunos. Após interrogações acerca do processo de avaliação e do porquê de avaliar as crianças, procurou-se compreender como é organizada e desenvolvida a avaliação na educação básica. É fundamental perceber os métodos, os tipos, as modalidades e os critérios de avaliação em que cada profissional, educador ou professor, se baseia para poder tomar decisões sobre o (in)sucesso das aprendizagens, os progressos e os comportamentos da(o) criança/aluno. Os projetos de investigação e intervenção aqui apresentados sustentam-se em algumas caraterísticas da metodologia da Investigação-Ação na medida em que a ação e a investigação caminham juntas num processo cíclico de observação−ação−reflexão, no sentido de permitir a melhoria progressiva da prática profissional. Várias são as estratégias e técnicas de recolha de dados a apresentar no decorrer do desenvolvimento e da análise dos projetos. Estas ajudam e fundamentam a análise e a compreensão da avaliação das e para as aprendizagens das(os) crianças/alunos, e permitem demonstrar o desenvolvimento que se faz. Poder-se-á ainda compreender o conceito de retenção da EPE para o 1ºCEB, pois, muitas vezes e nos dias de hoje, têm ficado retidas muitas crianças por avaliações precoces, e incompreendidas e incompreensíveis, no Jardim de Infância. No relatório serão apresentadas práticas pedagógicas diferenciadas, integradas e empreendedoras de uma ação cooperativa, onde os alunos tiveram um espírito de descoberta, assumiram uma atitude de pesquisa e fortaleceram de uma maneira pessoal competências de observação, procura e seleção de informações que lhes permitiram resolver problemas.
This report reflects the development of two projects of pedagogycal intervention developed within the framework of “Prática de Ensino Supervisonada I and II” of the Master’s in Pre- School and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. Entitled Astrology of Learning Assessment, it focuses on elucidating some aspects related to an analysis and introspection on the evaluation of learning and, in particular, the evaluation for the learning of the children / students. After questioning about the evaluation process and the reason for evaluating children, it was sought to understand how the evaluation in basic education is organized and developed. It is essential to understand the methods, types, modalities and evaluation criteria in which each professional, educator or teacher is based in order to be able to make decisions about the (in) success of the child's/ student’s learning, progress and behaviors/student. The research and intervention projects presented here are based on some characteristics of the Research-Action methodology to the extent that the action and research go together in a cyclical process of observation- action-reflection, in order to allow the progressive improvement of the professional practice. There are a number of strategies and techniques for collecting data to be presented during the development and analysis of the projects. These strategies and techniques help and support the analysis and the understanding of the evaluation of and for the learning of children / students and allow to demonstrate the development that is done. Moreover, it will be possible to understand the concept of retention in pre-school education to the 1st Cycle of Basic Education, because many times and today, many children have recently been retained for early and misunderstood evaluations in kindergarten. The report will present different, integrated and enterprising pedagogical practices of a teamwork actions, where the students had a spirit of discovery, took a research attitude and personally strengthened skills of observation, research and selection of information that allowed them to solve problems.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62157
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Pereira da Silva.pdf
Acesso restrito!
7,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID