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TítuloContributos para a prevenção e correção do erro ortográfico: um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Lopes, Diana Filipa da Conceição Salgado
Orientador(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveCorreção ortográfica
Regras ortográficas
Projeto curricular integrado
Investigação-ação
Língua portuguesa
Orthographic correction
Spelling rules
Integrated curricular project
Action research
Portuguese language
Data2018
Resumo(s)Este texto representa o trabalho e o caminho realizado durante uma intervenção pedagógica desenvolvida numa turma do 2.º ano de escolaridade. Este é um projeto de investigação-ação com uma finalidade investigativa e também pedagógica. Neste sentido, o objetivo primordial do trabalho foi apurar o impacto da utilização de estratégias de intervenção específicas na promoção da competência ortográfica, partindo de temáticas do interesse do grupo em questão. Para tal, foi necessário que eu, como professora-investigadora, avaliasse e estudasse as práticas a serem utilizadas nesta área, para que pudesse, não só fazer um bom trabalho junto dos alunos, mas também evoluir e melhorar a minha prática pedagógica. A intervenção pedagógica foi desenvolvida através da metodologia de Projeto Curricular Integrado, evidenciando a Atividade Integradora “Escreve Bem!”, que é o objeto de estudo principal neste relatório. A intervenção feita durante esta atividade consistiu na implementação de atividades e estratégias relacionadas com a promoção da competência ortográfica integradas em outras atividades relacionadas com a temática da Educação Musical e com os conteúdos programados para o ano letivo em questão. Desta forma, garantiu-se a participação ativa dos alunos, pois as atividades suscitavam o interesse dos mesmos devido ao tema principal da música. Para levar a cabo esta atividade, recorri a várias estratégias e instrumentos de recolha de informação, nomeadamente a observação participante e as notas de campo, que me auxiliaram na posterior avalição deste projeto, sendo que a análise de dados recolhidos foi maioritariamente qualitativa, havendo o tratamento pontual de dados quantitativos. Os resultados obtidos demonstram uma evolução positiva dos alunos face ao erro ortográfico, na medida em que conhecem e sabem utilizar as regras de ortografia, diminuido assim o número de erros médio dados e aumentando a confiança no processo de desenvolvimento e construção de textos ou outras tarefas de escrita. Este trabalho termina com uma breve reflexão sobre o impacto deste trabalho em mim, enquanto pessoa e futura profissional de educação, onde falo sobre as competências adquiridas, os anseios para o futuro.
This study represents the path during a pedagogic intervention in a class of the second year of the primary school. This is a project of action research with an investigative and educational intention. In this sense, the primordial purpose of this work was find out the impact of the use of specific intervention on the promotion of the orthographic skills, starting from themes of group interest. For this, it was necessary that me, as investigator teacher, had evaluated and studied the practices to be used in this area, not just to have the possibility to do a good job with the students but also to have a personal evolution of my pedagogical skills. The pedagogic intervention was developed through the method of Integrated Curricular Project, evidencing the integrative activity “Write Well!”, which is the main object of study in this report. The intervention done during this activity consisted in the implementation of strategies and activities related with the promotion of the spelling skills, integrated with other activities related with musical education and the content scheduled to the school year in question. This way, it was guaranteed the active participation of the students because the activities stimulate their interest to the musical education. To carry out this activity, I used several strategies and tools of information gathering that helps me later in the evaluation of this project, being that the analysis of the collected data was mostly qualitative, there being also quantitative data at some point. The final results shows a positive evolution of the students face to the error, in a way that they met and know how to use the spelling rules, decreasing the average of errors and increasing the trust in the developing process and construction of texts and other writing tasks. This thesis ends with a brief reflection about the impact of this work on me, as a person and future education professional, where I talk about the acquired skills and the yearnings for the future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62159
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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