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TítuloA educação para a saúde no contexto de formação dos alunos do ensino superior: um estudo comparativo e exploratório
Autor(es)Costa, Luís Pedro Nunes Mendes da
Orientador(es)Oliveira, Clara Costa
Data19-Out-2006
Resumo(s)O estado de Saúde das pessoas está cada vez mais relacionado com o sistema de assistência médica, com a biologia humana, com os factores do meio ambiente e com o estilo de vida. De todos estes factores, o que mais influencia a Saúde dos indivíduos é o seu estilo de vida, onde se incluem os seus comportamentos. Neste sentido, as medidas de Promoção da Saúde devem visar a adopção de comportamentos saudáveis por parte da população. A Educação para a Saúde parece ser a via mais adequada para promover a adopção, de forma natural e consistente, de comportamentos salutares, sendo fundamental apostar na formação inicial e contínua dos profissionais de Educação, para intervirem eficazmente neste domínio. Com este trabalho pretendemos conhecer concepções de Educação, Saúde e Educação para a Saúde de alunos do ensino superior, a frequentar cursos vocacionados para a formação de educadores e perceber como perspectivam as suas intervenções nesta área. Pretendemos conhecer a influência que a formação ministrada exerce neles, a nível das concepções e a nível da implementação de acções de Educação para a Saúde. Atendendo às características deste trabalho de investigação, consideramo-lo um estudo de natureza descritiva comparativa, de cariz qualitativo, envolvendo estudantes que se encontravam na fase inicial da sua formação e outros que estavam próximos de concluí-la. Na recolha de dados, utilizámos um questionário que foi aplicado a uma amostra constituída por 92 alunos do curso de professores do primeiro ciclo do ensino básico e 62 alunos do curso de licenciatura em Educação, num total de 154 participantes. Os resultados obtidos evidenciam uma influência positiva da formação sobre as concepções dos estudantes, que na sua maioria apresenta concepções actuais, baseadas numa perspectiva holística do ser humano, assumindo um papel activo na promoção da Saúde individual e colectiva. Em relação às práticas de Educação para a Saúde, são evidenciadas algumas dificuldades: no diagnóstico das situações, no planeamento das actividades, na selecção de metodologias, no à vontade perante o público-alvo, na utilização de linguagem adequada e na avaliação das actividades realizadas, sentindo-se mais à vontade no trabalho em equipa. No geral, os resultados deixam transparecer a ideia de que o curso de licenciatura em Educação da Universidade do Minho oferece uma formação mais sustentada e global no domínio da Educação para a Saúde, do que o curso de professores do primeiro ciclo do ensino básico da Escola Superior de Educação de Viseu. As concepções antiquadas e as ideias contraditórias observadas parecem revelar a existência de lacunas na formação ministrada pelos dois cursos, esperando que este trabalho seja um efectivo contributo para o aperfeiçoamento da mesma.
People’s state of health is being more and more related with the health care system, with human biology, with environment factors and with their life style. Of all these factors, what most influences people’s health is their life style, including their behavior. In this sense, the measures of the Health Promotion should aim at the adaptation of healthy behavior habits on behalf of the population. Health Education seems to be the most adequate way to promote adoption, in a natural and consistent way, of salutary behaviors, being essential betting on the initial and continuous training of Education professionals, to intervene efficiently in this domain. With this project we intend to identify Education, Health and Health Education conceptions of students in superior education, frequenting courses intended for the training of educators and understand how they view their interventions in this area. We intend to find out about the influence that the given training exerts in them, in the conceptions level and in the implementation of shares level of Health Education. In relation to the characteristics of this investigation project, we consider it a comparative descriptive nature study, of a qualitative cariz, involving students who were at the initial phase of their training and others that were close to concluding. In the retraction of data, we used a questionnaire that was applied using a sample consisting of 92 students from the first cycle of the elementary school course and 62 students from the Education degree, with a total of 154 participants. The overall results revealed a positive influence of the training on the students conceptions, that in it’s majority presents actual conceptions, based on a holistic perspective of the human being, assuming an active role in the individual and collective Health promotion. According to the Health Education practices, there is evidence of some difficulties: in the diagnosis situations, in the activity planning, in the methodology selection, at ease in front of the public-target, in the use of adequate language and in the evaluation of the carried through activities, feeling more at ease working as a team. In general, the results show the idea that the Universidade do Minho Education degree course offers a more supported and global domain of Health Education training than the first cycle elementary school course of Escola Superior de Educação de Viseu. The obsolete conceptions and the observed contradictory ideas seem to reveal the existence of gaps in the training given by the two courses, hoping that this project will be an efficient contribution for the perfection of these same courses.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (especialização em Educação para a Saúde)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6216
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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