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https://hdl.handle.net/1822/62193
Título: | Associação da cor à notação musical tradicional: efeitos na leitura e na compreensão musical global |
Outro(s) título(s): | Associating color to convencional musical notation: effects on music reading and global musical understanding |
Autor(es): | Freitas, Bárbara Serrano de |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro |
Palavras-chave: | Análise musical Notação colorida Piano Colored musical notation Musical analysis |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do estágio profissional do
Mestrado em Ensino de Música ministrado pela Universidade do Minho. O projeto de intervenção
pedagógica realizado tinha como principais objetivos diminuir as dificuldades sentidas pelos
participantes no domínio da leitura musical, assim como ajudá-los a compreender melhor as peças
que tocam, através do desenvolvimento de capacidades de análise musical. Para alcançar esses
objetivos, foi desenvolvida e aplicada uma estratégia pedagógica, que consistiu,
fundamentalmente, na aplicação de cores às notas musicais de partituras, segundo uma lógica
pré-definida que será descrita mais adiante neste trabalho.
Quatro alunas do ensino especializado de música colaboraram no estudo, o qual procurou
determinar, através de uma análise ponderada dos dados de caráter qualitativo recolhidos, de que
forma a utilização da notação musical colorida proposta influenciou as suas competências de
leitura, de análise, e a sua motivação para aprender piano. As participantes foram, desde logo,
sensibilizadas para os princípios básicos da harmonia funcional e das relações entre as notas da
escala diatónica, tendo sido utilizadas as partituras coloridas como auxiliar nesta transmissão de
conhecimentos, particularmente nas suas versões inicias, as quais assinalam com cor apenas a
tónica e a dominante da tonalidade de cada obra. As alunas leram e trabalharam peças e estudos,
de vários compositores, nas aulas, escritas com o sistema de notação musical proposta.
Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, notas de
campo, registos das intervenções espontâneas das participantes, análise de vídeos, e entrevistas
informais às participantes e ao professor cooperante. A análise dos resultados foi feita à luz de 3
unidades de analise: leitura, compreensão musical analítica, e identificação emocional com os
materiais utilizados. Os resultados mostraram-se favoráveis em todas elas, sendo, no entanto,
importante realçar as condicionantes do estudo, que serão assinaladas em secção própria, visto
afetarem também a produção dos resultados. This internship report was prepared within the scope of the professional internship of the Master's Degree in music education at the University of Minho. The main purpose of the project of pedagogical intervention was to reduce the difficulties experienced by the participants in reading music, as well as to help them better understand the pieces they play through the development of musical analysis skills. To achieve these goals, a pedagogical strategy was developed and applied, basically consisting of the application of colors to musical notes, according to a pre-defined logic that will be described later in this paper. Four students from specialized music education collaborated in the study, which sought to determine, through a weighted analysis of qualitative data collected, how the use of the proposed color musical notation system influenced their reading, analysis skills and his motivation to learn piano. The participants were, first, sensitized to the basic principles of functional harmony and the relationships between the notes of the diatonic scale, and the colored scores were used as an aid in this transmission of knowledge, particularly in their initial versions, which applies color only to the tonic and dominant tones of each work. The students read and worked pieces and studies of various composers in class, written using the proposed musical notation system. The data collection instruments used were direct observation, field notes, records of participants' spontaneous interventions, video analysis, and informal interviews with participants and the cooperating teacher. The analysis of the results was done using 3 units of analysis: reading, analytical musical understanding, and emotional identification with the materials used. The results were positive in all of them, but it is important to highlight the study's restrictions, which will be highlighted in a separate section, since they also affect the results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62193 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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