Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62208

TítuloA educação física e os movimentos fundamentais no caminho dos cinco sentidos
Outro(s) título(s)Physical education and ´fundamental movements in the five senses path
Autor(es)Foz, Ana Sofia Sousa
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveCinco sentidos
Da creche para o jardim
Movimentos fundamentais
Five senses
From daycare to the kindergarten
Fundamental movements
Data2019
Resumo(s)O presente relatório de estágio intitula-se, “A Educação Física e os Movimentos Fundamentais no Caminho dos Cinco Sentidos”, e pretende apresentar o plano de intervenção desenvolvido em contexto de creche e em contexto de jardim-de-infância, na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar. A Creche e o Jardim-de-Infância contribuem na promoção das competências cognitivas, emocionais e sociais da criança, por isso é tão importante a inserção da criança desde a mais tenra idade nestas valências. A interação ativa com os educadores, outras crianças e com materiais adequados proporciona assim o seu crescimento e a sua aprendizagem. Cúmplice a esta fundamentação, o interesse que o grupo demonstrou relativamente aos cinco sentidos e o corpo humano, levou-me a explorar este tema de uma forma bastante lúdica, sendo que foi introduzida a área da expressão e comunicação, mais direcionada para o domínio da educação física, indo de encontro aos interesses das crianças. A realização e planificação de todas as atividades tiveram o consentimento e ajuda da supervisora e do professor orientador, de modo a que atendessem de uma forma transversal a todas as necessidades do grupo envolvido. No decorrer do Projeto de Intervenção, foi gratificante observar os progressos das crianças relativamente aos movimentos e habilidades explorados, assim como a sua motivação para realizar novas variantes e com mais dificuldade. Deste modo, o que as crianças demonstraram já saber, o que queriam aprender e como escolhiam adquirir estes conhecimentos, serviram de guia para a construção de um caminho de uma aprendizagem envolvente e prazerosa. Assim, não podemos esquecer o papel fundamental que o Educador tem neste processo: refletir sobre as suas finalidades, valorizar as crianças e, dessa forma, organizar e realizar tudo o que pretende alcançar.
The present report is entitled “Physical Education and Fundamental Movements in the Five Senses Path” and intends to grant the intervention plan developed in the context of daycare and in the context of Kindergarten, in the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice of the Masters of Pre-School Education. The Nursery and Kindergarten contribute to the promotion of cognitive, emotional and social skills of the children, therefore it is crucial to insert the child from the earliest age in the these valences. Active interaction with educators, other children and with appropriate materials provides thus for their growth and learning. Accomplice to this foundation, the group`s interest about the five senses and the human body directed me to explore this theme in a wonderfully playful way, being the area of expression and communication was introduced in a more targeted way to the domain of physical education seeking for the interests of children. The accomplishment and planning of all activities had the approval and help of the supervisor and the guiding teacher so that they could attend all the needs of the group involved in a transversal way. It was gratifying, during the Intervention Project, to observe the children`s progress regarding the movements and abilities explored, as well as their motivation to carry out new variants and with more difficulty involved. Consequently, what children have already demonstrated knowing, what they wanted to learn and how they choose to acquire this knowledge, have served as a guide to the construction of a path of engaging and enjoyable learning. Hence, we can not forget the fundamental role that the Educator has in this process: reflect on its purposes, value children in order to organize and achieve everything they want to achieve.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62208
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Sousa Foz.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID