Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62315

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, João A.por
dc.contributor.advisorOliveira, Célia Regina Gomespor
dc.contributor.authorPereira, Leonor Rebelopor
dc.date.accessioned2019-11-21T15:42:49Z-
dc.date.available2019-11-21T15:42:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62315-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractO desempenho em Ciências constitui um fator muito importante para o percurso escolar. Este estudo pretendeu testar o impacto direto do tipo de instrução de professores de Ciências no desempenho dos seus alunos, bem como o impacto indireto através do empenho dos alunos. A amostra é constituída por 5116 alunos de escolas portuguesas, com idades compreendidas entre os 15 anos e os 3 meses e os 16 anos e os 2 meses. Os dados foram obtidos através do Programme for International Student Assessment (PISA) 2015. Foi utilizado um questionário de contexto do aluno e um teste de conhecimentos, como instrumentos para medir as variáveis de interesse. A análise multivariada de regressão revelou que a instrução centrada no professor surge positivamente associada ao desempenho e que a instrução centrada no aluno tem um efeito negativo no desempenho. Os resultados mostram também que o empenho académico, medido através de três indicadores, medeia totalmente a relação entre a instrução centrada no professor e o desempenho em Ciências. Dos três indicadores de empenho, a motivação para o desempenho e o gosto pelas Ciências estão positivamente associados ao desempenho e as atividades relacionadas com as Ciências estão negativamente associadas ao desempenho. Possíveis justificações são discutidas.por
dc.description.abstractScience achievement is a very important variable to students’ academic life. This study intended to test the direct impact of teachers’ type of instruction in science class on students’ achievement, as well as the indirect impact through students’ engagement. The study was composed by 5116 students from Portuguese schools with ages between 15 years and 3 months and 16 years and 2 months old. Data was obtained from the Programme for International Student Assessment (PISA) 2015. The student context questionnaire and the knowledge test were used as instruments to measure the variables of interest. The multiple linear regression analysis revealed that teacher-directed instruction is positively associated with student achievement and that inquiry-based instruction has a negative effect on student achievement. Results also indicate that student’s academic engagement, measured through three indicators, fully mediates the relationship between teacher-directed instruction and science achievement. Of the three indicators used to measure engagement, achievement motivation and enjoyment of science are positively associated with achievement and science activities are negatively associated with achievement. Possible explanations for these results are discussed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectConstrutivismopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectEmpenhopor
dc.subjectInstrução centrada no alunopor
dc.subjectInstrução centrada no professorpor
dc.subjectPISA 2015por
dc.subjectAchievementpor
dc.subjectConstructivismpor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectInquiry-based instructionpor
dc.subjectTeacher-directed instructionpor
dc.titleInstrução, empenho e desempenho dos alunos em ciênciaspor
dc.title.alternativeInstruction, engagement and students’ achievement in sciencepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202309835por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertac_a_o_+Leonor+Rebelo+Pereira_+a75350+.pdf4,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID