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https://hdl.handle.net/1822/62537
Título: | Interseções, projeções e confluências humano-animal: uma leitura do romance Myra, de Maria Velho da Costa |
Autor(es): | Ramon, Micaela |
Palavras-chave: | Cães Imaginário Myra |
Data: | 2019 |
Editora: | Húmus |
Citação: | Ramon, Micaela - (2019)- «Interseções, projeções e confluências humano-animal: uma leitura do romance Myra, de Maria Velho da Costa» in Cães e imaginário: literatura, cinema, banda desenhada. Famalicão: Húmus, pág. 239-252 |
Resumo(s): | No romance Myra, Maria Velho da Costa (MVC) constrói uma narrativa que se desenvolve em torno da figura de uma imigrante russa recém-saída da infância – Myra - que, na companhia de um cão de luta - Rambo, inicia uma viagem-fuga. Myra e Rambo são dois sobreviventes feitos um para o outro. Unidos por um destino comum, os dois tornam-se cada vez mais próximos e essa proximidade evidencia-se no próprio discurso narrativo em que as vozes de uma e de outro se confundem: Myra fala para o cão e pensa para o cão, o cão responde-lhe e aquiesce aos seus pensamentos. Neste texto é posta em evidência a forma como a autora constrói a figura da protagonista e desenvolve o seu universo narrativo explorando as ligações entre a figura humana de Myra e a figura animal de Rambo, numa relação de complementaridade que faz do cão alter-ego da rapariga. Revela-se ainda como, inscrevendo-se numa poética pós-moderna de anti-conto de fadas, neste romance a viagem-fuga se apresenta como uma dúplice alegoria: da utopia do reencontro do paraíso perdido e da constatação de que a única saída para a fuga consiste em pôr-lhe um fim. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62537 |
ISBN: | 978-989-755-422-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos em livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Cães imaginário.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |