Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62747

TítuloSemanal do Trompinhas: uma proposta de exercícios de aquecimento para a aprendizagem da trompa no ensino especializado de música até ao 2º ciclo
Outro(s) título(s)Trompinhas Weekly: a proposal of warm-up exercises for french horn in specialized music education up to the 2nd cycle
Autor(es)Macedo, Alfredo Moreira
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveAquecimento
Exercícios
Semanal
Trompa
Heating
Exercises
Weekly
French horn
Data2019
Resumo(s)O presente relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo 2018/2019, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nos Grupos de Recrutamento M20 – Trompa e M32 – Conjuntos Instrumentais. Tendo em conta a importância do aquecimento na aprendizagem e prática profissional na trompa, constatando-se uma lacuna nos materiais pedagógicos para a formação inicial neste domínio, partindo das necessidades aferidas na observação de aulas e das considerações recolhidas num inquérito administrado a 11 docentes de instrumentos de metal, foi elaborado e implementado na Intervenção Pedagógico um recurso didático designado Semanal do Trompinhas, dirigido a alunos de trompa que frequentam até o 2ºciclo do ensino básico. O Semanal do Trompinhas é um manual de aquecimento diário que contempla seis exercícios (um para cada dia, de segunda-feira, a sábado) para cada um dos elementos técnicos (respiração, bocal, flexibilidade, escalas), em cada um dos três níveis de dificuldade contemplados (iniciação, intermédio, avançado), perfazendo um total de 72 exercícios. O manual foi aplicado na Intervenção Pedagógica, tendo os resultados obtidos demonstrado que os alunos conseguem assimilar com bons resultados as competências necessárias para a aprendizagem do instrumento de uma forma eficaz. O presente trabalho incide no projeto de intervenção supervisionada e consiste na realização do “Semanal do Trompinhas” para estudantes de trompa até ao 2º ciclo, sendo construídos e implementados exercícios que pretendem desenvolver competências de aquecimento. Os resultados obtidos durante o estudo indicam que com os exercícios testados, os alunos conseguem assimilar com bons resultados as competências necessárias para a aprendizagem do instrumento de uma forma eficaz.
This report was prepared within the framework of Pedagogical Intervention conducted during the academic year 2018/2019, at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga, in the Recruitment Groups M20 – French Horn and M32 - Instrumental Sets. Considering the importance of warm up in the learning and professional practice in the French Horn, there was a gap in the pedagogical materials for initial training in this field, based on the needs assessed in class observation and the considerations gathered in a survey administered to 11 teachers of brass instruments, was designed and implemented in the Pedagogic Intervention a didactic resource called Trompinhas Weekly, directed to pupils of the horn that attend until the 2nd cycle of basic education. The Trompinhas Weekly is a dynamic warm-up manual that includes six exercises (one for each day from Monday to Saturday), for each of the technical elements (breathing, flexibility, mouthpiece, scales), at each of the three levels (initial, intermediate, advanced), making a total of 72 exercises. The manual was applied in Pedagogical Intervention, and the results obtained showed that students are able to assimilate with good results the skills necessary to learn the instrument in an effective way. The present work focuses on the project of supervised intervention and consists of the realization of the "Trompinhas Weekly" for french horn students up to the 2nd cycle, being constructed and implemented exercises that intend to develop heating skills. The results obtained during the study indicate that with the exercises tested, the students are able to assimilate with good results the skills necessary to learn the instrument in an effective way.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62747
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alfredo Moreira Macedo.pdf14,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID