Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62850

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPorteiro, Tiago Manuel Monteiro Morapor
dc.date.accessioned2020-01-03T09:39:35Z-
dc.date.available2020-01-03T09:39:35Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.issn0104-4060por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/62850-
dc.description.abstractO presente artigo alicerça-se numa experiência de formação em que o autor (ele próprio pedagogo e artista há mais de 20 anos) esteve envolvido de outubro de 2016 a maio de 2017. SITI-Conservatory (NY-EUA) é um programa de formação e intercâmbio artístico promovido pela companhia americana de artes performativas SITI. O relato contextualiza esta proposta de formação, ao mesmo tempo que expõe as razões pelas quais o autor-pedagogo decide entrar nesta aventura. Num gesto comparativo, coloca-se em diálogo as expectativas iniciais e a realidade concreta dessa vivência. O tom mais ajustado que se encontrou para realizar esta análise crítica foi o de testemunho. Estamos, pois, perante um contributo que não é senão um ponto de vista subjetivo que espelha a história e a experiência pessoal do seu autorpor
dc.description.abstractThe present article is based on a training experience in which the author (himself a teacher and artist for more than 20 years) was involved from October 2016 to May 2017. SITI-Conservatory (NY-USA) is a training program and artistic exchange promoted by the American company of performing arts SITI. The narrative contextualizes this experience, at the same time as it sets out the reasons why the author-teacher decided to embark on this adventure. In a comparative gesture, the initial expectations and the concrete reality of this experience are put into dialogue with each other. The most appropriate tone discovered to perform this critical analysis was the one of testimony. It is, therefore, a contribution that represents only a subjective point of view that mirrors the history and the personal experience of its author.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Universidade Federal do Paraná (UFPR)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectformação de formadorespor
dc.subjectescola-companhiapor
dc.subjectSITI-Conservatorypor
dc.subjecttestemunhopor
dc.subjectpedagogopor
dc.subjectTraining of trainerspor
dc.subjectSchool-companypor
dc.subjectSITI-Conservatorypor
dc.subjectTestimonypor
dc.subjectTeacherpor
dc.titleUm pedagogo em viagem. SITI-Conservatory – formação e intercâmbio artístico em artes cénicaspor
dc.title.alternativeA traveling pedagogue SITI-Conservatory – artistic training and exchange in the performing artspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-406020180001&lng=pt&nrm=isopor
oaire.citationStartPage21por
oaire.citationEndPage37por
oaire.citationIssue67por
oaire.citationVolume34por
dc.identifier.eissn1984-0411por
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.56083por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.journalEducar em Revistapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Um_pedagogo_em_viagem_tiagoporteiro.pdf341,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID