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TítuloO (Melo)drama da melancolia em Mary Shelley: Mathilda (1819) ou a confissão traumática de incesto e suicídio no feminino
Autor(es)Guimarães, Paula Alexandra
Palavras-chaveMary Shelley
Mathilda
Melancolia
Incesto
Suicídio
Data2020
EditoraUniversidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)
CitaçãoGuimarães, Paula Alexandra. (2020). O (Melo)Drama da Melancolia em Mary Shelley: Mathilda (1819) ou a Confissão Traumática de Incesto e Suicídio no Feminino. In Jorge B. da Silva (ed.), Mary Shelley: Para Além do Monstro. CETAPS- FLUP, Porto. (PRELO)
Resumo(s)Embora formalmente uma novela, a segunda ficção narrativa de Mary Shelley, publicada somente em 1959, mas escrita logo após Frankenstein (em 1819), com o qual se assemelha em muitos aspetos, não é apenas ousada pela escolha transgressiva dos seus principais temas (incesto entre pai e filha e suicídio), mas também incomum, pois os seus doze curtos capítulos descrevem um monólogo angustiante, uma enunciação não apenas elegíaca, mas profundamente melodramática. A voz póstuma que é ouvida ao longo da epístola funciona como uma mensagem irada ou amaldiçoada que é enviada da sepultura e significativamente dirigida a um poeta. O tom excessivamente sombrio e mórbido da jovem falante e os muitos aspetos autobiográficos, em conjunção com o estilo ao mesmo tempo lírico e dramático do texto gótico de Mary Shelley, sugerem que, através desta memória trágica, a autora estaria a ilustrar o seu próprio conceito de melancolia feminina; deste modo, competindo com a tradição romântica masculina de figuras como Byron e P.B. Shelley. Apesar de sugerir que uma sensibilidade debilitante pode ser perniciosa, o texto longamente censurado de Mathilda celebra não apenas a coragem, mas também a habilidade da sua falante em abordar temas proibidos ou polémicos, como os do incesto e do suicídio.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62880
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

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