Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62908

TítuloEscala clima para criatividade em sala de aula: evidência de validade fatorial no contexto português
Outro(s) título(s)Climate scale for creativity in the classroom: evidence of factorial validity in the portuguese context
Escala clima para la creatividad en la classe: evidencia de validez factorial en el contexto português
Autor(es)Morais, Maria de Fátima
Viana, Fernanda Leopoldina
Fleith, Denise Souza
Dias, Carla
Palavras-chavecreative climate
scale
evaluation
classroom
children
Clima criativo
escala
validação
sala de aula
crianças
Clima creativo
escala
validación
clase
niños
Validation
Data2019
EditoraSociedade Brasileira de Psicologia
RevistaTrends in Psychology
CitaçãoMORAIS, Maria de Fátima; VIANA, Fernanda Leopoldina; FLEITH, Denise de Souza and DIAS, Carla. Escala Clima para Criatividade em Sala de Aula: Evidência de Validade Fatorial no Contexto Português. Trends Psychol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp.837-849. Epub Nov 28, 2019. ISSN 2358-1883. http://dx.doi.org/10.9788/tp2019.4-02.
Resumo(s)Creative abilities are a requirement for the present and can be intentionally promoted from the beginning of the life course. The school environment appears as privileged in this promotion, being the facilitation of a creative climate in the classroom one of the ways to operationalize it. This climate can be investigated from the perspective of the students. The purpose of this study was to adapt, for the Portuguese context, the Classroom Climate for Creativity Scale, designed in Brazil. Five hundred and eighty-two students from 3rd and 4th grade participated in the study. The results indicate an instrument with 22 items, to be answered on a 5-point Likert scale, which evaluates four factors (Teacher Support for Expression of Student Ideas, Student Self-perception of Creativity, Student Interest in Learning, Student Autonomy). The psychometric characteristics of the instrument, in terms of accuracy and validity, were adequate. It may be useful in investigations on the perception of Portuguese students about creative teaching practices and on the self-evaluation of creativity, as well as for diagnosing the climate for creativity in the classroom
Habilidades criativas são um requisito para a atualidade e podem ser intencionalmente promovidas desde o início do percurso de vida. O ambiente escolar surge como privilegiado nessa promoção, sendo a facilitação de um clima criativo em sala de aula uma das formas de operacionalizá-la. Esse clima pode ser investigado sob a ótica dos alunos. O objetivo deste estudo foi adaptar, para o contexto português, a Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula, desenvolvida no Brasil. Participaram da pesquisa 436 alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade (idade média=9 anos). Os resultados mostram um instrumento com 22 itens, a serem respondidos em uma escala Likert de 5 pontos, a qual avalia quatro fatores (Suporte do Professor à Expressão de Ideias do Aluno, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade, Interesse do Aluno pela Aprendizagem, Autonomia do Aluno). Os coefi cientes alfa de fi dedignidade variaram de 0,52 a 0,80. Ela pode ser útil em pesquisas sobre a percepção de alunos portugueses sobre práticas incentivadoras à criatividade por parte dos docentes e sobre a autoavaliação de criatividade, bem como para fi ns de diagnóstico do clima para criatividade em sala de aula.
Las habilidades creativas son un requisito para la actualidad y pueden promoverse intencionalmente desde el inicio del recorrido de la vida. El ambiente escolar surge como privilegiado en esta promoción, siendo la facilitación de un clima creativo en el aula una de las formas de operacionalizarla. Este clima puede ser investigado bajo la óptica de los alumnos. El objetivo de este estudio fue adaptar al contexto portugués, el clima escala para la creatividad en el aula, desarrollado en Brasil. Participaron de la encuesta 436 alumnos de los 3º y 4º años de escolaridade (edade media=9 años). Los resultados muestran un instrumento con 22 ítems, a ser respondidos en una escala likert de 5 puntos, que evalúa cuatro factores (Apoyo a la Expresión de Ideas del Alumno, Autopercepción de creatividad, Interés del Alumno por el Aprendizaje, Autonomía del Alumno). Los coefi cientes alfa de fi dedignidade variaram de 0.52 a 0.80. Puede ser útil en la investigación sobre la percepción de los estudiantes portugueses sobre las prácticas de enseñanza que fomentan la creatividad y la autoevaluación de la creatividad, así como para fi nes de diagnóstico del clima para la creatividad en el aula.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62908
DOI10.9788/TP2019.4-02
ISSN2358-1883
e-ISSN2358-1883
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2358-18832019000400837&script=sci_abstract&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019 Climate_Scale_for_Creativity_in_the_Classroom_Evid.pdf793,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID