Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63194
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gois, Micheline Prais de Aguiar Marim | por |
dc.contributor.author | Guimarães, Fernando | por |
dc.contributor.author | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande | por |
dc.date.accessioned | 2020-01-13T11:58:14Z | - |
dc.date.available | 2020-01-13T11:58:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | Gois, Micheline P. A. M.; Guimarães, Fernando & Romanelli, Guilherme G. B. (2019). O manual escolar nas práticas de ensino da música: reflexões para uma didática criativa. In A. Barbosa et al. (Edits.), Livro de Atas do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos/Proceedings of the 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old, pp. 89-101. Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do IPVC. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-24-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/63194 | - |
dc.description.abstract | Ao pensar sobre as práticas pedagógico-musicais, a partir de estudos de Choppin (2004), destaca-se o olhar para o manual escolar enquanto ferramenta pedagógica necessária no processo de ensino e de aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo identificar evidências decorrentes de ações didáticas em tais artefactos enquanto instrumentos promotores para a construção de conhecimento musical. Para tanto, realiza-se um estudo exploratório sobre manuais escolares de educação musical para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em Portugal, tendo como abordagem metodológica a análise de conteúdo com organização de categorias a priori. Como resultado, verifica-se que os manuais analisados articulam-se com os objetivos e conteúdos contemplados para as aprendizagens essenciais (AE) no âmbito da Educação Artística – Música para o 1.º CEB, abrangem experiências de aprendizagens diversificadas e práticas, permitindo percursos pedagógicos que abordam as orientações programáticas para o ensino da música no 1.º CEB. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viana de Castelo. Escola Superior de Educação | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Manual escolar | por |
dc.subject | Ensino da música | por |
dc.subject | Didática criativa | por |
dc.title | O manual escolar nas práticas de ensino da música: reflexões para uma didática criativa | por |
dc.type | conferenceProceedings | por |
dc.relation.publisherversion | https://3f9fb524-f04d-4925-b91d-b79ed5d831dc.filesusr.com/ugd/d35a96_d2e458e518734c1eb7e4c14b72d7a199.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 89 | por |
oaire.citationEndPage | 101 | por |
oaire.citationConferencePlace | Viana do Castelo, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Atas do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos/Proceedings of the 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRIA 2019_R.pdf | 673,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons