Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63194

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGois, Micheline Prais de Aguiar Marimpor
dc.contributor.authorGuimarães, Fernandopor
dc.contributor.authorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballandepor
dc.date.accessioned2020-01-13T11:58:14Z-
dc.date.available2020-01-13T11:58:14Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationGois, Micheline P. A. M.; Guimarães, Fernando & Romanelli, Guilherme G. B. (2019). O manual escolar nas práticas de ensino da música: reflexões para uma didática criativa. In A. Barbosa et al. (Edits.), Livro de Atas do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos/Proceedings of the 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old, pp. 89-101. Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do IPVC.por
dc.identifier.isbn978-989-8756-24-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63194-
dc.description.abstractAo pensar sobre as práticas pedagógico-musicais, a partir de estudos de Choppin (2004), destaca-se o olhar para o manual escolar enquanto ferramenta pedagógica necessária no processo de ensino e de aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo identificar evidências decorrentes de ações didáticas em tais artefactos enquanto instrumentos promotores para a construção de conhecimento musical. Para tanto, realiza-se um estudo exploratório sobre manuais escolares de educação musical para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em Portugal, tendo como abordagem metodológica a análise de conteúdo com organização de categorias a priori. Como resultado, verifica-se que os manuais analisados articulam-se com os objetivos e conteúdos contemplados para as aprendizagens essenciais (AE) no âmbito da Educação Artística – Música para o 1.º CEB, abrangem experiências de aprendizagens diversificadas e práticas, permitindo percursos pedagógicos que abordam as orientações programáticas para o ensino da música no 1.º CEB.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viana de Castelo. Escola Superior de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectManual escolarpor
dc.subjectEnsino da músicapor
dc.subjectDidática criativapor
dc.titleO manual escolar nas práticas de ensino da música: reflexões para uma didática criativapor
dc.typeconferenceProceedingspor
dc.relation.publisherversionhttps://3f9fb524-f04d-4925-b91d-b79ed5d831dc.filesusr.com/ugd/d35a96_d2e458e518734c1eb7e4c14b72d7a199.pdfpor
oaire.citationStartPage89por
oaire.citationEndPage101por
oaire.citationConferencePlaceViana do Castelo, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationLivro de Atas do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos/Proceedings of the 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years oldpor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CRIA 2019_R.pdf673,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID