Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63273

TítuloO processo de avaliação na educação infantil
Outro(s) título(s)The assessment process in early childhood education
Autor(es)Pinto, Francisca Natália de Oliveira Souza Pinto
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveEducação infantil
Práticas pedagógicas
Processo de avaliação
Assessment process
Early childhood education
Pedagogical practice
Data2019
Resumo(s)Em relação à infância de alguns séculos atrás, foi possível perceber as diversas mudanças conceituais no que diz respeito à infância. O surgimento do conceito de infância começou emergindo da Europa a partir do século XVII e foi se transformando ao longo dos séculos, consolidando-se no século XIX. Este contexto começou a se modificar quando a sociedade passou a introduzir a criança no centro familiar, em conjunto da escola, logo após a entrada da mulher no mercado de trabalho. Assim, em 1988, iniciou-se um novo olhar sobre a criança pequena, que passou a ser vista como um ser que precisa de cuidados, educação e preparação para a vida futura. Após estas transformações, foram implantadas novas Leis que, descrevem os serviços, não mais no sentido de amparo, como serviços assistencialistas, mas no sentido de educar. Por este motivo vimos os grandes avanços dos direitos da criança, tais avanços descritos começaram a partir do período republicano e foram muito significativos. Conceitos como avaliação, práticas avaliativas e instrumentos de avaliação, passam a constituir o cotidiano dos professores, causando, consequentemente, algumas dúvidas entre os professores, sendo que, a avaliação passou a assumir dimensões mais abrangentes. Iniciamos o nosso estudo com uma questão, buscando compreender como ocorre o processo de avaliação na educação infantil no Município de Caucaia? Com a finalidade de responder a esta questão e de alcançarmos os objetivos propostos, optamos por desenvolver um estudo de natureza qualitativa exploratória em duas escolas: uma na rede pública e uma na rede privada, sendo que, os instrumentos utilizados para recolha de dados foram entrevista semiestruturada e observação com professores selecionados efetivos com experiência de, no mínimo, cinco anos em sala de aula na educação infantil e análise documental. Em nossas considerações finais aprofundamos o nosso olhar para a temática e os objetivos em estudo, analisando e refletindo sobre a importância da avaliação como instrumento de melhoria nas práticas de ensino na Educação Infantil sob a perspectiva dos professores. São também descritas as limitações ocorridas durante o nosso estudo, bem como as recomendações para as futuras investigações.
In relation to childhood a few centuries ago, it was possible to notice the various conceptual changes with regard to childhood. The emergence of the concept of childhood began emerging from Europe from the seventeenth century and was changing over the centuries, consolidating in the nineteenth century. This context began to change when society began to introduce the child into the family center, together with the school, soon after the woman entered the labor market. Thus, in 1988, a new look began on the young child, who came to be seen as a being who needs care, education and preparation for the future life. After these transformations, new laws were implemented that describe the services, no longer in the sense of protection, as welfare services, but in the sense of educating. For this reason we have seen the great advances in child rights, such described advances started from the republican period and were very significant. Concepts such as assessment, assessment practices and assessment tools become the daily life of teachers, thus causing some doubts among teachers, and evaluation has taken on broader dimensions. We began our study with a question, seeking to understand how the evaluation process in early childhood education occurs in the city of Caucaia? In order to answer this question and achieve the proposed objectives, we chose to develop a qualitative exploratory study in two schools: one in public and one in private, and the instruments used for data collection were interview. semi-structured and observation with selected effective teachers with experience of at least five years in the classroom in early childhood education and document analysis. In our final considerations we deepen our look at the theme and the objectives under study, analyzing and reflecting on the importance of evaluation as an instrument of improvement in teaching practices in early childhood from the perspective of teachers. We also describe the limitations that occurred during our study, as well as the recommendations for future investigations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63273
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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