Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63275

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorgado, José Carlospor
dc.contributor.authorOliveira, Ana Rita dos Santos de Sousapor
dc.date.accessioned2020-01-17T16:01:10Z-
dc.date.available2020-01-17T16:01:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63275-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)por
dc.description.abstractO presente estudo exploratório possui como temática central o modelo pedagógico do MEM, concebendo-o à luz da sua matriz axiológica e da operacionalização das metodologias de ensino-aprendizagem que lhe são inerentes. Neste âmbito, a investigação privilegia a reflexão sobre as práticas educativas alusivas à gestão colaborativa do currículo, integrando o contexto educativo na sua vertente social e cultural. Para o efeito, o estudo decorreu numa escola que inclui a Educação Pré- Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo a ação pedagógica orientada segundo os princípios e fundamentos do modelo pedagógico do MEM. A natureza metodológica da investigação inscreve-se no paradigma qualitativo, tendo como finalidade primordial compreender as conceções de cariz ideológico desta realidade específica, promovendo não só uma reflexão sobre as práticas educativas que ocorrem na instituição em estudo, mas também os motivos que estão na base da sua conceção e concretização. Mais do que constatar o que os atores fazem, era importante compreendermos porque o fazem. Neste sentido, elegemos a realização de entrevistas semiestruturadas e momentos de observação participada, como técnicas de recolha de dados. O procedimento de tratamento de dados efetivou-se na categorização dos mesmos, recorrendo à análise de conteúdo. No que concerne às conclusões provenientes do estudo, verificou-se um contributo significativo no entendimento da prática educativa, sustentada pelos princípios alusivos ao modelo pedagógico do MEM, tendo o mesmo influência numa gestão colaborativa, articulada e compartilhada do currículo.por
dc.description.abstractThe present explorative study holds the pedagogical model of the Modern School Movement as its main theme, understanding it in light of its axiological matrix and the implementation of the teaching and learning methodologies inherent to it. In this context, this research privileges the reflection on the educational practices associated with the curriculum's collaborative management, incorporating the educational context into its social and cultural dimension. To this effect, the study was conducted in a school that includes preschool education and the first cycle of basic education, with the learning activities guided according to the principles and basis of the pedagogical model of the Modern School Movement. The methodological nature of this research pertains to a qualitative paradigm, and its main purpose is to understand the concepts of the ideological nature of this particular context, promoting not only a reflection on the educational practices that take place in the institution that is the focus of this study, but also the reasons on which its conceptualization and formulation are based. Rather than pointing out what the actors are doing, it was important to understand why they are doing it. We thus decided on semi-structured interviews and moments of participated observation as techniques to gather information. We dealt with the data by categorizing it, with the use of content analysis. As to the conclusions of this study, a significant contribution was noted in the understanding of the educational practice, sustained by the principles that are allusive to the pedagogical model of the Modern School Movement, which in turn has an influence on the management of the collaborative, articulated and shared curriculum.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectDiferenciação pedagógicapor
dc.subjectGestão colaborativa do currículopor
dc.subjectMetodologias de ensino-aprendizagempor
dc.subjectModelo pedagógico do MEMpor
dc.subjectCollaborative management of the curriculumpor
dc.subjectPedagogical differentiationpor
dc.subjectPedagogical model of the Modern School Movementpor
dc.subjectTeaching and learning methodologiespor
dc.titlePráticas de gestão colaborativa do currículo no âmbito do movimento da escola modernapor
dc.title.alternativePractices of the curriculum's collaborative management in the context of the modern school movementpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202352404por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita dos Santos de Sousa Oliveira.pdf3,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID