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https://hdl.handle.net/1822/63275
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Morgado, José Carlos | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Rita dos Santos de Sousa | por |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T16:01:10Z | - |
dc.date.available | 2020-01-17T16:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/63275 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) | por |
dc.description.abstract | O presente estudo exploratório possui como temática central o modelo pedagógico do MEM, concebendo-o à luz da sua matriz axiológica e da operacionalização das metodologias de ensino-aprendizagem que lhe são inerentes. Neste âmbito, a investigação privilegia a reflexão sobre as práticas educativas alusivas à gestão colaborativa do currículo, integrando o contexto educativo na sua vertente social e cultural. Para o efeito, o estudo decorreu numa escola que inclui a Educação Pré- Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo a ação pedagógica orientada segundo os princípios e fundamentos do modelo pedagógico do MEM. A natureza metodológica da investigação inscreve-se no paradigma qualitativo, tendo como finalidade primordial compreender as conceções de cariz ideológico desta realidade específica, promovendo não só uma reflexão sobre as práticas educativas que ocorrem na instituição em estudo, mas também os motivos que estão na base da sua conceção e concretização. Mais do que constatar o que os atores fazem, era importante compreendermos porque o fazem. Neste sentido, elegemos a realização de entrevistas semiestruturadas e momentos de observação participada, como técnicas de recolha de dados. O procedimento de tratamento de dados efetivou-se na categorização dos mesmos, recorrendo à análise de conteúdo. No que concerne às conclusões provenientes do estudo, verificou-se um contributo significativo no entendimento da prática educativa, sustentada pelos princípios alusivos ao modelo pedagógico do MEM, tendo o mesmo influência numa gestão colaborativa, articulada e compartilhada do currículo. | por |
dc.description.abstract | The present explorative study holds the pedagogical model of the Modern School Movement as its main theme, understanding it in light of its axiological matrix and the implementation of the teaching and learning methodologies inherent to it. In this context, this research privileges the reflection on the educational practices associated with the curriculum's collaborative management, incorporating the educational context into its social and cultural dimension. To this effect, the study was conducted in a school that includes preschool education and the first cycle of basic education, with the learning activities guided according to the principles and basis of the pedagogical model of the Modern School Movement. The methodological nature of this research pertains to a qualitative paradigm, and its main purpose is to understand the concepts of the ideological nature of this particular context, promoting not only a reflection on the educational practices that take place in the institution that is the focus of this study, but also the reasons on which its conceptualization and formulation are based. Rather than pointing out what the actors are doing, it was important to understand why they are doing it. We thus decided on semi-structured interviews and moments of participated observation as techniques to gather information. We dealt with the data by categorizing it, with the use of content analysis. As to the conclusions of this study, a significant contribution was noted in the understanding of the educational practice, sustained by the principles that are allusive to the pedagogical model of the Modern School Movement, which in turn has an influence on the management of the collaborative, articulated and shared curriculum. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | por |
dc.subject | Gestão colaborativa do currículo | por |
dc.subject | Metodologias de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Modelo pedagógico do MEM | por |
dc.subject | Collaborative management of the curriculum | por |
dc.subject | Pedagogical differentiation | por |
dc.subject | Pedagogical model of the Modern School Movement | por |
dc.subject | Teaching and learning methodologies | por |
dc.title | Práticas de gestão colaborativa do currículo no âmbito do movimento da escola moderna | por |
dc.title.alternative | Practices of the curriculum's collaborative management in the context of the modern school movement | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202352404 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 19 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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