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https://hdl.handle.net/1822/6329
Título: | Dificuldades de aprendizagem : influência da formação inicial de professores na concepção e na preparação para intervir |
Autor(es): | Ferreira, Maria do Rosário Araújo |
Orientador(es): | Correia, Luís de Miranda |
Data: | 30-Nov-2006 |
Resumo(s): | Em Portugal, é o Ensino Superior que confere a formação dos futuros profissionais da educação. Compete-lhe promover um ensino de qualidade que converta para uma formação respondente às necessidades da sociedade. Compete-lhe a árdua tarefa de “transformar” o aluno formando no professor formador de novos alunos. Na actual sociedade, compete aos profissionais da educação promover uma Educação Apropriada, em colaboração com todos os especialistas e todos os recursos necessários, concretizando a Educação Inclusiva a que Todas as crianças têm direito. Com a realização deste trabalho pretendemos analisar alguns os planos de formação de Instituições Superiores, formadoras de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), identificar as concepções de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e de Dificuldades de Aprendizagem (DA) e o grau de preparação para trabalhar com crianças com NEE e com DA expressos pelos estudantes que frequentam esses cursos, da área da educação. Dadas as características com que este estudo se apresentou, insere-se no âmbito da investigação de natureza descritiva comparativa de medidas repetidas que ocorreu em quatro instituições de ensino superior, no final de um processo de formação de professores do 1.º CEB. Da análise dos planos de curso verifica-se que há diferenças significativas no percurso formativo experienciado. Dos discursos dos nossos participantes emerge uma tendência clara em definir a crianças com NEE e a criança com DA como uma criança com características específicas com implicância directa na necessidade de estratégias específicas e individualizadas. De entre os resultados obtidos no que se refere ao grau de preparação para exercer numa Escola Inclusiva, os alunos atribuem muita importância à inclusão, mas revelam um grau de preparação insuficiente para a promoção da resposta adequada às crianças com NEE e com DA, proporcionando-lhes oportunidades de igualdade. In Portugal, it’s Higher Education whose manages the future education professionals formation. Incumbent on it to sponsor a quality teaching to responding to the society needs. Actually, Education Professionals most promote a suitable education, in collaboration with all experts and with all resources, to make real Inclusive Education where all the pupils have the same rights. With this Work, We pretend analyse formation plans at some higher institutions, primary school teachers formers, identifying special needs conceptions and learning difficult and the difficulties of young learners at their work with this king of pupils, in the education area. That work occurs at four Higher Institutions at the end of teachers formation process in primary school. At the end of plans examination we saw differences in the course of formation experience. The professionals speech choose us that special needs pupils and pupils with learn difficulties are students with specific characteristic who they needs specifics and individuals strategies. What concerned in a degree preparation they revealing inexperience and sometimes without answering to corresponding to the children with special needs and with learn difficult and offer them equal opportunities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Tese de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Educação Especial. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6329 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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