Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63303

TítuloFuncionamento do discurso político parlamentar: a organização enunciativa no debate da interpelação ao governo
Autor(es)Marques, Aldina
Palavras-chaveAnálise do Discurso
Organização enunciativa
Discurso político parlamentar
Data20-Dez-2000
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)
CitaçãoMarques, Maria Aldina, 2000, Funcionamento do Discurso Político Parlamentar – a organização enunciativa no Debate da Interpelação ao Governo (tese de doutoramento. ILCH – Universidade do Minho.
Resumo(s)Integrado no amplo contexto da Análise do Discurso, o presente trabalho pretende realizar uma análise da organização enunciativa do discurso político parlamentar, com base nas investigações desenvolvidas sobre Enunciação por autores como Émile Benveniste, Oswald Ducrot, Catherine Kerbrat-Orecchioni, Jean-Michel Adam, Eddy Roulet e ainda Joaquim Fonseca, na área da língua portuguesa, em particular. É constituído por uma introdução e seis capítulos, e está estruturado do seguinte modo: 0. Introdução: apresentação sintética dos objectivos, enquadramento teórico e corpus de análise. 1º Capítulo: A análise do Discurso Político — estado da questão. É a apresentação de algumas linhas de base de investigação do discurso político e discussão de conceitos fundamentais para a delimitação da área de investigação, nomeadamente, os conceitos de Política, Tipos de Discurso e Discurso Político. 2º Capítulo: Enquadramento Teórico-metodológico — aborda os objectivos da investigação, metodologia e fundamentação teórica, com particular atenção à organização da enunciação no discurso em conexão com outras dimensões da construção configuracional do discurso. A propósito, discutem-se as aportações dos autores acima citados, em elaborações que nos parecem fundamentais, e conjugam-se perspectivas, nomeadamente com a área da Análise Conversacional, numa construção teórica que se assume explicita e conscientemente ecléctica. 3º Capítulo: Debate da Interpelação ao Governo — descrição do corpus — constitui a descrição pormenorizada do corpus que seleccionámos para a análise da construção da dimensão enunciativa. 4º Capítulo: Organização enunciativa do Debate da Interpelação ao Governo — descrição e análise da organização enunciativa no corpus considerado, com base no quadro comunicativo deste tipo de interacção verbal. Analisa-se a construção das personagens do discurso a partir do funcionamento dos deícticos pessoais, nomeadamente das categorias NÓS/EU e TU/VÓS de acordo com os seguintes vectores a) a construção e funcionamento das entidades discursivas Locutor e Alocutário; b) polifonia e diafonia — ocorrência e funções das vozes convocadas para o discurso; c) estatuto comunicacional do ''povo''; d) destinatários; e) construção das personagens do discurso e orientação argumentativa. 5º Capítulo: Dos discursos de Abertura aos discursos de Encerramento — percursos enunciativos — para complementar a análise desenvolvida, que procurou estabelecer vectores nucleares da construção enunciativa, procede-se, agora, à análise dos discursos de Abertura e Encerramento de uma Interpelação. 6. Conclusão — reflexão sobre os pontos fundamentais do trabalho.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63303
ISBN972-98621-1-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FuncionamentoDiscurso.pdf80,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID