Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63378

TítuloAprender a viver num mundo em mudança: a socialização dos avós pelos netos na perspectiva dos adolescentes
Outro(s) título(s)Apprendre à vivre dans un monde en mutation. La socialisation des grands-parents par les petits-enfants du point de vue des adolescents
Autor(es)Delerue Matos, Alice
Neves, Rita Borges
Silva, Patrícia Maria Teixeira
Data2012
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
Resumo(s)As relações entre avós e netos têm sido objeto de estudo em Ciências Sociais há mais de meio século. Predominam as pesquisas que enfatizam a importância dos avós como agentes de socialização dos netos (Neugarten and Weinstein, 1964; Denham and Smith, 1989) e que adoptam a perspectiva dos avós, negligenciando a visão da geração mais nova (Dellmann-Jenkins et al, 1987; Attar-Schwartz et al, 2009). Contudo, considerando a reciprocidade inerente ao processo de influência durante a interação (Tomlin, 1998) não podemos descurar a relevância dos mais novos enquanto agentes de socialização e de integração social dos idosos, nem tão pouco deixar de dar voz aos adolescentes enquanto atores sociais.Nesta pesquisa qualitativa foram entrevistados 34 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos sobre diferentes aspectos da sua relação com os avós. Os resultados evidenciam que a socialização dos avós pelos netos inclui, nomeadamente, a aprendizagem de uma diversidade de competências e conhecimentos sobre novas tecnologias informáticas (ex. internet) e de comunicação (ex. telemóveis), bem como a adopção de novas expressões de linguagem e estilos de vida contemporâneos. Os netos desempenham também um papel importante na motivação dos seus avós para a interação social, em actividades de lazer ou participação em eventos familiares e sociais. Concluiu-se ainda que os mais novos representam um suporte emocional para os seus avós e um recurso potencial para uma melhor integração dos idosos na sociedade contemporânea
Les relations entre les petits-enfants et les grands-parents font l’objet d’étude en Sciences Sociales depuis plus d’un demi-siècle. Les recherches prédominantes soulignent l’importance des grands-parents comme agents de socialisation des petitsenfants (Neugarten and Weinstein, 1964; Denham and Smith, 1989) et adoptent la perspective des grands-parents, négligeant celle des petits-enfants (Dellmann-Jenkins et al, 1987; Attar-Schwartz et al, 2009). Toutefois, compte tenu de la réciprocité qui caractérise le processus d’influence lors de l’interaction (Tomlin, 1998), on ne peut pas négliger l’importance des plus jeunes comme agents de socialisation et d’intégration sociale des personnes âgées ni ne pas leur donner une voix en tant qu’acteurs sociaux. 17 Dans cette recherche qualitative, on a interrogé 34 adolescents, âgés de 12 à 18 ans sur les différents aspects de leur relation avec les grands-parents. Les résultats montrent que la socialisation de ceux-ci par la jeune génération comprend l’apprentissage d’un grand nombre de compétences et de connaissances sur les nouvelles technologies, notamment, informatiques (Internet, par exemple) et de communication (téléphones mobiles), aussi bien que les influences qui déterminent l’adoption de nouvelles expressions au niveau de la langue parlée ainsi que de styles de vie contemporains. Les petits-enfants jouent également un rôle important quand ils motivent leurs grands-parents à interagir socialement et à participer à des événements familiaux et sociaux. Finalement, on a conclu que la jeune génération représente une ressource potentielle pour une meilleure intégration des personnes âgées dans la société.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63378
ISBN978-989-97123-1-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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