Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63475

TítuloBenefícios de um estudo variado para alunos de clarinete: flexibilização do trabalho de bases
Outro(s) título(s)Benefits of a varied study for clarinet students: flexibilization of basis work
Autor(es)Ferreira, David Emanuel Marinho
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Palavras-chaveFlexibilização
Hábitos de estudo
Trabalho de bases
Clarinete
Flexibilization
Study routines
Basis practice
Clarinet
Data2019
Resumo(s)Ao presente relatório, compete apresentar e fundamentar o projeto de intervenção levado a cabo no ano letivo 2018/2019. Projeto inserido na componente prática do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido junto de 5 alunos de clarinete do nível Secundário, e tem como objetivo a procura de uma abordagem diferente relativamente à prática do trabalho de bases. Desde há muito que a prática dos domínios e/ou competências têm-se apresentado imaculadamente fixas no que tem que ver com a sua abordagem. Posto isto, com este projeto procuro tornar os hábitos de estudo mais flexíveis e que tem por base uma natural conotação entre a prática de domínios intrínsecos à atividade musical e a prática desportiva. Por conseguinte, a componente investigativa deste projeto, centrou-se nas metodologias relacionadas com o estudo individual, tanto como, a importância do professor como orientador de um método de estudo. Trata-se de um método completamente flexível na sua génese, com uma perspetiva tripartida das competências a trabalhar. Consequentemente foi realizada uma investigação relacionada com programações de treino desportivo, denominadas como periodização, cuja abordagem deste projeto centra-se na periodização ondulatória. Findo a investigação, foi trabalhado um compêndio de auxílio aos alunos, fundamentado nos princípios da periodização ondulatória, baseada numa divisão flexível das abordagens a praticar diariamente, numa divisão e/ou mesociclo semanal.
The present work is intended to present and underpin the work developed during academic year of 2018/2019. This project makes part of a practical component in the Music Education Master at the “Instituto de Educação” from “Universidade do Minho”. The present project was developed with five clarinet students from high school and was defined as gold researching for a different approach to basis practice. Since always, the practice of technical skills has been exclusively fixed on specific approach. Furthermore, with this project I am traying to improve study routines in something more flexible based on a natural connotation between the musical practice and sports practice. Therefore, the investigation component of this project is focused on the associated methodologies to individual study, such as the importance of the teacher’s role as a guide of a study method. This method is completely flexible, with a multilateral perspective of skills to work. Consequently, was made an investigation related to sports training schedules. These schedules are named by periodization, the point of project approach is focuses in a varied periodization. After the investigation, was made an auxiliary compendium for students, based on the ideologies of a varied periodization. This compendium is structed in a way that students can work all days of a week different skills with different approaches.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63475
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
David Emanuel Marinho Ferreira.pdf17,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID