Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63475
Título: | Benefícios de um estudo variado para alunos de clarinete: flexibilização do trabalho de bases |
Outro(s) título(s): | Benefits of a varied study for clarinet students: flexibilization of basis work |
Autor(es): | Ferreira, David Emanuel Marinho |
Orientador(es): | Matos, Vítor Hugo Ferreira de |
Palavras-chave: | Flexibilização Hábitos de estudo Trabalho de bases Clarinete Flexibilization Study routines Basis practice Clarinet |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Ao presente relatório, compete apresentar e fundamentar o projeto de intervenção levado a cabo no ano
letivo 2018/2019. Projeto inserido na componente prática do Estágio Profissional do Mestrado em
Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
O Projeto de Intervenção Pedagógica foi desenvolvido junto de 5 alunos de clarinete do nível Secundário,
e tem como objetivo a procura de uma abordagem diferente relativamente à prática do trabalho de bases.
Desde há muito que a prática dos domínios e/ou competências têm-se apresentado imaculadamente
fixas no que tem que ver com a sua abordagem. Posto isto, com este projeto procuro tornar os hábitos
de estudo mais flexíveis e que tem por base uma natural conotação entre a prática de domínios
intrínsecos à atividade musical e a prática desportiva.
Por conseguinte, a componente investigativa deste projeto, centrou-se nas metodologias relacionadas
com o estudo individual, tanto como, a importância do professor como orientador de um método de
estudo. Trata-se de um método completamente flexível na sua génese, com uma perspetiva tripartida
das competências a trabalhar. Consequentemente foi realizada uma investigação relacionada com
programações de treino desportivo, denominadas como periodização, cuja abordagem deste projeto
centra-se na periodização ondulatória.
Findo a investigação, foi trabalhado um compêndio de auxílio aos alunos, fundamentado nos princípios
da periodização ondulatória, baseada numa divisão flexível das abordagens a praticar diariamente, numa
divisão e/ou mesociclo semanal. The present work is intended to present and underpin the work developed during academic year of 2018/2019. This project makes part of a practical component in the Music Education Master at the “Instituto de Educação” from “Universidade do Minho”. The present project was developed with five clarinet students from high school and was defined as gold researching for a different approach to basis practice. Since always, the practice of technical skills has been exclusively fixed on specific approach. Furthermore, with this project I am traying to improve study routines in something more flexible based on a natural connotation between the musical practice and sports practice. Therefore, the investigation component of this project is focused on the associated methodologies to individual study, such as the importance of the teacher’s role as a guide of a study method. This method is completely flexible, with a multilateral perspective of skills to work. Consequently, was made an investigation related to sports training schedules. These schedules are named by periodization, the point of project approach is focuses in a varied periodization. After the investigation, was made an auxiliary compendium for students, based on the ideologies of a varied periodization. This compendium is structed in a way that students can work all days of a week different skills with different approaches. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63475 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
David Emanuel Marinho Ferreira.pdf | 17,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons