Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63508
Título: | Escolhas e planeamento de carreira: a tirania dos discursos tradicionais |
Outro(s) título(s): | Choices and career planning: The tyranny of traditional discourses Elección y planeamiento de carrera: la tiranía de los discursos tradicionales |
Autor(es): | Ferreira, Sara I. Saavedra, Luísa Taveira, Maria do Céu Araújo, Alexandra M. |
Palavras-chave: | jovens planeamento de carreira género classe social youth career planning gender social class jóvenes planeamiento de carrera género clase social |
Data: | 2013 |
Editora: | Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) |
Revista: | Revista Brasileira de Orientação Profissional |
Resumo(s): | Este trabalho pretendeu explorar como um grupo de 86 jovens de ambos os sexos e de diferentes classes sociais e
níveis de ensino, a frequentar cursos considerados socialmente femininos e masculinos, efectuou as suas escolhas
e está a delinear os seus planos de carreira. Adoptando uma perspectiva construcionista social feminista, a técnica
de entrevista, e a metodologia de análise de discurso, observou-se a emergência de discursos opressivos, regulados
pelas normas de género e classe social, reforçando a convicção que estas condições exercem um papel fundamental
no desenvolvimento das carreiras dos participantes. Estas questões parecem justicar o crescimento de uma agenda
de justiça social na Psicologia Vocacional. his study aimed to explore how 86 youths of both sexes and of different social classes and levels of education who were attending courses considered as traditionally feminine or masculine made their choices and traced their career plans. Adopting a feminist social constructionist perspective and the discourse analysis as a methodology, there were observed the emergence of oppressive discourses regulated by the norms of gender and social class, strengthening the conviction that these conditions play a key role in the career development of the participants. These issues seem to justify the development of a social justice agenda in Vocational Psychology. Este trabajo pretendió explorar cómo realizó sus elecciones y está delineando sus planes de carrera un grupo de 86 jóvenes de ambos sexos, de diferentes clases sociales y niveles de enseñanza, frecuentando cursos considerados socialmente femeninos o masculinos. Adoptando una perspectiva construccionista social feminista, la técnica de entrevista y la metodología de análisis de discurso, se observó la emergencia de discursos opresivos regulados por las normas de género y clase social reforzando la convicción de que estas condiciones ejercen un papel fundamental en el desarrollo de las carreras de los participantes. Estas cuestiones parecen justicar el crecimiento de una agenda de justicia social en la Psicología Vocacional. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63508 |
ISSN: | 1679-3390 |
Versão da editora: | http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v14n2/03.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |