Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63508

TítuloEscolhas e planeamento de carreira: a tirania dos discursos tradicionais
Outro(s) título(s)Choices and career planning: The tyranny of traditional discourses
Elección y planeamiento de carrera: la tiranía de los discursos tradicionales
Autor(es)Ferreira, Sara I.
Saavedra, Luísa
Taveira, Maria do Céu
Araújo, Alexandra M.
Palavras-chavejovens
planeamento de carreira
género
classe social
youth
career planning
gender
social class
jóvenes
planeamiento de carrera
género
clase social
Data2013
EditoraAssociação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP)
RevistaRevista Brasileira de Orientação Profissional
Resumo(s)Este trabalho pretendeu explorar como um grupo de 86 jovens de ambos os sexos e de diferentes classes sociais e níveis de ensino, a frequentar cursos considerados socialmente femininos e masculinos, efectuou as suas escolhas e está a delinear os seus planos de carreira. Adoptando uma perspectiva construcionista social feminista, a técnica de entrevista, e a metodologia de análise de discurso, observou-se a emergência de discursos opressivos, regulados pelas normas de género e classe social, reforçando a convicção que estas condições exercem um papel fundamental no desenvolvimento das carreiras dos participantes. Estas questões parecem justicar o crescimento de uma agenda de justiça social na Psicologia Vocacional.
his study aimed to explore how 86 youths of both sexes and of different social classes and levels of education who were attending courses considered as traditionally feminine or masculine made their choices and traced their career plans. Adopting a feminist social constructionist perspective and the discourse analysis as a methodology, there were observed the emergence of oppressive discourses regulated by the norms of gender and social class, strengthening the conviction that these conditions play a key role in the career development of the participants. These issues seem to justify the development of a social justice agenda in Vocational Psychology.
Este trabajo pretendió explorar cómo realizó sus elecciones y está delineando sus planes de carrera un grupo de 86 jóvenes de ambos sexos, de diferentes clases sociales y niveles de enseñanza, frecuentando cursos considerados socialmente femeninos o masculinos. Adoptando una perspectiva construccionista social feminista, la técnica de entrevista y la metodología de análisis de discurso, se observó la emergencia de discursos opresivos regulados por las normas de género y clase social reforzando la convicción de que estas condiciones ejercen un papel fundamental en el desarrollo de las carreras de los participantes. Estas cuestiones parecen justicar el crecimiento de una agenda de justicia social en la Psicología Vocacional.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63508
ISSN1679-3390
Versão da editorahttp://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v14n2/03.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
03(2).pdf328,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID