Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63513

TítuloAs danças de salão brasileiras como base para exercícios de desenvolvimento técnico e interpretativo no ensino de piano
Outro(s) título(s)Brazilian ballroom dance as a basis for practical exercises to enhance piano technique and musicality
Autor(es)Oliveira, Catarina Dias Real de
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Fonte, Vera Maria Seco Afonso
Palavras-chaveConscientização corporal
Danças de salão
Desenvolvimento técnico
Ensino de piano
Body awareness
Ballroom dance
Technical development
Piano teaching
Embodiment
Data2019
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio é o resultado do trabalho realizado ao longo do ano letivo de 2018/2019, no âmbito do Estágio Profissional realizado no Conservatório Bomfim de Braga, nos Grupos de Recrutamento M17 (Piano) e M32 (Classes de Conjunto), inserido no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. A motivação para este projeto de intervenção despontou do interesse por mim desenvolvido nos últimos anos pela prática de danças de salão brasileiras, algo que se revelou extremamente frutífero no campo da minha conscientização corporal e da promoção de uma desenvoltura da minha técnica pianística. O tipo de linguagem presente na ‘dança a dois’ incide em aspetos que podem contribuir para a abordagem ‘não verbal’ existente entre o pianista e o seu instrumento. A intervenção realizada teve como objetivo desenvolver exercícios que, inspirados no conceito de ‘ação-reação’ da dança de salão, permitam ao docente induzir o aluno a melhorar a sua conscientização corporal, adquirindo assim um maior domínio do seu corpo e, por conseguinte, do seu instrumento. Numa primeira fase, o estágio consistiu de observação e documentação de aulas lecionadas pelo professor cooperante, permitindo a elaboração de um diagnóstico detalhado de cada aluno. Foi também realizada uma extensa pesquisa bibliográfica que incidiu tanto no âmbito da pedagogia do movimento no ensino da música, como da conscientização corporal, de forma a evidenciar o elo presente na teoria desta intervenção. A segunda fase cingiu-se à elaboração dos exercícios a serem postos em prática com os alunos selecionados e à avaliação do potencial dos mesmos para promover a conscientização corporal e, consequentemente, desenvolver compreensão e domínio de aspetos técnicos pianísticos. Seguindo um modelo metodológico de investigação-ação, os dados recolhidos ao longo da intervenção incluíram uma entrevista a um professor experiente de danças de salão, grelhas de observação das aulas, registo audiovisual das aulas com os exercícios, uma grelha de avaliação dos vídeos preenchida por professores externos e conversas informais com os alunos e o professor cooperante, para além de observação direta. A análise dos dados recolhidos revelou um impacto bastante positivo dos exercícios nos alunos, tendo este sido atestado por professores externos ao estudo, assim como pelos alunos, que se demonstraram recetivos e entusiasmados durante a prática dos mesmos.
This report stems from the internship that took place at the Bomfim Conservatory, Braga, during the 2018/2019 school year, in the scope of both M17 (Piano) and M32 (Music Ensembles) recruitment groups, integrated in the Master's Degree in Music Education at Universidade do Minho. The motivation behind this project was based on the strong interest that I have developed by Brazilian ballroom dancing in the past years, which lead me to improve in great length my body awareness, thus proving itself a very helpful tool in enhancing my piano technique. The type of language used in a ‘couples dance’ addresses aspects that can contribute to a non-verbal approach between the pianists and their instrument. This project aimed to conceive exercises inspired by the ‘action-reaction’ concept from ballroom dancing, allowing the teacher to induce better embodiment in the students, thus improving their body awareness and, through it, their own piano technique and musical expression. The first phase of this internship was dedicated to class observation and documentation, in order to better diagnose the students involved in the project. There was also an extensive bibliographic research regarding both the pedagogy of movement in music teaching and body awareness, in order to better support the argument at stand. During the second phase, the conceived exercises were put to practice with some of the students that took part of this internship, as well as some other non-project-related supervised lessons, with respective planning documentation. Following a methodological plan of action-research, the data collection included an interview with an experience ballroom teacher, observation grids of the lessons, video recordings of the exercises, evaluation grids filled by external teachers, informal conversations with the participants and direct observation. The data analysis revealed a positive impact of the exercises on the participants, with positive feedback from teachers outside this project, as well as by the students, who were recorded excited and receptive throughout the project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63513
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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