Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63722
Título: | Explorar, aprender e gostar de ler com os primeiros dicionários ilustrados |
Outro(s) título(s): | Explore, learn and enjoy reading with the first illustrated dictionaries |
Autor(es): | Carvalho, Tânia Patrícia Matos |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Dicionários ilustrados Literatura para a infância Livros para a infância Textos informativos Illustrated dictionaries Children’s literature Books for children Informative texts |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O estudo da receção dos textos informativos, nomeadamente dos dicionários ilustrados
ou dos primeiros dicionários, por parte de pré-leitores ou de leitores em fase inicial, é ainda uma
temática pouco investigada em Portugal, sendo estes objetos igualmente pouco mobilizados no
quotidiano em educação pré-escolar ou primeiro ciclo do ensino básico. Assim, estas duas
constatações constituem os motivos-base que originaram a escolha deste tema para a
investigação-ação, ao longo de todo o processo de formação/prática pedagógica. A problemática
selecionada representa, também, um domínio habitualmente pouco explorado pelas crianças,
representando, ainda, uma das áreas para com a qual estas estão menos despertas.
Este estudo procura averiguar o contributo dos textos informativos, nomeadamente dos
dicionários, no estímulo para a leitura e a escrita, e o desenvolvimento de várias aprendizagens
em todos os domínios em contexto de pré-escolar e 1.º ciclo. Com o intuito de dar resposta às
questões formuladas, procedeu-se à investigação no que se refere à distinção entre literatura e
livros para a infância, à definição de livros não ficcionais (livros informativos), à sua panorâmica
em Portugal, às diferentes tipologias e aos seus contributos para a formação de pré-leitores e
leitores iniciais. Faz-se, ainda, uma abordagem à definição de dicionário para a infância, às
diferentes tipologias e potencialidades formativas e, por fim, uma análise do corpus textual dos
dicionários utilizados no projeto de investigação-ação desenvolvido.
A metodologia adotada para o projeto, em contexto de pré-escolar, foi a investigaçãoação.
Em contexto de 1.º ciclo, foram realizadas intervenções pontuais e foram recolhidos dados
através da observação, permitindo, assim, que se realizasse uma reflexão final, comparando a
incidência temática nos dois contextos. The study of informative texts, in particularly the illustrated dictionaries or the first dictionaries, by pre-readers or readers in initial fase, is a theme sparsely investigated in Portugal. These objects are equally poorly mobilized in everyday life in preschool or primary school. So, these two findings are the main reasons that led to the choice of this theme for research and action during all the process of pedagogical formation /practice. The selected question also represents a domain usually less explored by children, representing one of the areas for which they are least awake. This study explores the contribution of the informative texts, specially the dictionaries, in the promotion of reading and writing, and the development of several learnings in all domains at preschool and 1st cycle (primary school) context. In order to answer these questions, we aim at distinguish children’s literature and books for children, a definition of nonfictional books (informative books), its panorama in Portugal, different typologies and its contributions in the development of pre and early readers. It was also made an approach to the definition of children’s dictionary, the different typologies and its formative potentialities as well as an analysis of the textual corpus composed by the dictionaries used in this action-research project. The methodology used for this project, in preschool context, was the action- research. In the 1st cycle context, specific interventions were performed and data were collected through observation, thus allowing for a final reflection, comparing the thematic incidence in the two contexts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63722 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tânia Patrícia Matos Carvalho.pdf | 6,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons